Padre Taddei, pai espiritual a religiosas
Compartilhe

O amplo legado deixado pelo padre Taddei inclui a direção espiritual das religiosas do Conventinho de Nossa Senhora das Mercês por trinta anos. Ele é considerado o fundador dessa casa pia, mesmo a comunidade existindo muitos anos antes, porque, antes dele não havia organização ou direção espiritual definida mesmo havendo boa intenção por parte dos antigos diretores. Foi somente em 1866 que ele deu às religiosas a vida de clausura e estipulou regras para o ingresso das candidatas.
Ele instruía as irmãs sobre as benesses do claustro: o silêncio, o tempo para a oração e meditação, a proximidade com Jesus Eucarístico, o enriquecimento espiritual na troca entre os membros da comunidade. Previu também as questões de relacionamento e as dificuldades de convivência. A santidade era buscada através de cartas de direção espiritual que ele escrevia às Irmãs do Conventinho. Nelas, Taddei dizia coisas como: “É preciso que cada uma se persuada de que o caminho da perfeição não é a própria vontade, não é viver segundo seu gênio e suas inclinações; sim é abnegação da própria vontade, do seu gênio e das suas inclinações… Persuadam-se de que todo o mal, toda a desordem das comunidades religiosas vem do esquecimento desta verdade: vim à religião para ser perfeita e santa, e a minha perfeição e santidade estão em negar a mim mesma não só nisto ou naquilo, mas em todas as coisas. Portanto, como aqueles que querem conseguir um bem, dão-se por felizes quando encontram os meios que os ajudam no negócio, assim uma religiosa deveria dar-se por afortunada quando pudesse encontrar coisas que contrariam o seu gênio, a sua vontade, as suas inclinações.”
Desta forma as “Irmãs do Santíssimo Sacramento, Filhas do Coração de Jesus” do Recolhimento de Nossa Senhora das Mercês cresceram na santidade proposta por Taddei.
Em 1874 ele iniciou a campanha para levantar recursos e erguer a igreja conventual, inaugurada em janeiro de 1877. A bela construção, de linhas ecléticas, tinha um altar inspirado no barroco tardio brasileiro, com aplicação de rocalhas sobre o retábulo de madeira. No camarim estava a imagem do Coração de Jesus e no nicho, Nossa Senhora das Mercês, ladeada por São José e Santo Antonio. No centro, Jesus Eucarístico em exposição para adoração perpétua da comunidade, que participava da liturgia pelas grades da clausura, na parte superior.
Já à direita havia outro altar dedicado à Imaculada Conceição de Maria.
Nesta igreja o padre santo de Itu celebrou a missa diária por muitos anos. Neste templo as Irmãs e a comunidade externa foram enriquecidos pelos sermões, em cujo conteúdo o padre Taddei reunia os ardores de sua espiritualidade e os dogmas da teologia.
O zelo com a Casa de Deus foi outro dom de santidade do padre Taddei que construiu esta e outras igrejas, em sua vida missionária, sempre com a vontade de aproximar a gente brasileira de Deus.

Luís Roberto de Francisco
Biblioteca Histórica
“Padre Luiz D’Elboux”