Equipe Jovens de Nossa Senhora realizou retiro
Compartilhe

“Quando estamos juntos, Maria olha por nós!” Esse é o lema estampado nas camisetas de tantos jovens que, a exemplo e pela intercessão de Maria, estão unidos na busca pela santidade. O movimento leva o nome de Equipe de Jovens de Nossa Senhora (EJNS) e está presente no mundo inteiro, em todos os continentes e em 18 estados do Brasil, participando ativamente nas Obras de Salvação.

No último final de semana – dias 18, 19 e 20 -, a Casa das Irmãs de São José, localizada no centro de Itu, recebeu 22 jovens que abriram seus corações para o chamado de Cristo, no 1º Retiro do Setor Itu: “O Poder da Confissão e a Vivência da Palavra de Deus na Vida dos Jovens”. Durante os três dias de encontro conduzido pelo Frei Rothmans, os jovens puderam experimentar um encontro particular com Deus e, por meio do silêncio e da meditação da Palavra, contemplar as maravilhas do Pai.

“A confissão e a vivência da Palavra nos permitem levar uma vida cheia da presença do nosso Pai, fortalecendo a fé e ajudando a enfrentar as adversidades de nossas vidas”, conta a responsável do setor, Maria Alice Frias Urbano. “Sabemos que é muito fácil se perder entre as diversas tarefas diárias e não conseguir parar para contemplar e viver a Palavra. E é ainda muito mais fácil se deixar levar pelas influências que recebemos, por isso é tão importante para o jovem saber que pode se apoiar em algo maior”.

As Equipes de Jovens de Nossa Senhora nasceram em Roma, no ano de 1976, inspiradas no movimento dos casais das Equipes de Nossa Senhora (ENS). No Brasil, a história das EJNS começou em 1990, no 1º Encontro Nacional realizado em Aparecida-SP. Atualmente, mais de 1,8 mil jovens brasileiros contribuem para a vida desse movimento.

João Pedro Laureano, de 24 anos, é profissional de educação física e relata como, há 3 anos, sua vida vem sendo tocada pela ação transformadora das Equipes de Jovens de Nossa Senhora: “Ter as EJNS na minha vida é uma graça! Nosso primeiro chamado é para sermos santos, contudo, a caminhada para a santidade não é fácil, e encontrar um movimento que tenha este carisma, e que me una pessoas que entenderam este propósito de Deus em nossas vidas, é muito rico e encantador”.

Em seu testemunho, João ainda ressalta que “é por meio de encontros, de experiências, e de momentos como os que tivemos nesse fim de semana – em que fomos chamados a nos retirar, abrir nossos corações a Deus, fortalecer nossas almas em Cristo e assim anunciar ao mundo quão grande é o seu amor – que o anseio pela santidade, o crescimento espiritual e a maturidade acerca da fé são despertados nos jovens”.

(Texto de Beatriz Falcão, jornalista e “equipista” – integrante do movimento EJNS)

Abaixo, imagens do retiro. (Fotos: EJNS – Setor Itu)