11 de Agosto – Ano de 1923
Compartilhe

O Asylo
Vão muito adeantadas as obras do novo edificio do Asylo. Dentro de poucos mezes será inaugurada a primeira parte.
O movimento do Asylo durante o mez de julho foi o seguinte
Existiam 60 azylados
Entraram 2 mulheres e 1 homem – 72.
Falleceram 4 sendo 3 mulheres e 1 homem e continuam 68.
Esmolas recebidas.
D. Giselda Vianna, doces para os asylados, sr. Elias Zakia e Filhos, 1 sacca de farinha de milho; d. Maria Rita do Amaral, 60$000. Sr. Francisco de Azevedo Júnior 30$000.

Bairro do Pinheirinho
Realizou-se segunda feira ultima, 6 do corrente, na Capella do S. Bom Jesus, do Bairro do Pinheirinho, a festa em honra do seu Padroeiro.
Essa festa revestiu-se este anno de grande pompa e solenidade, tendo tambem produzido abundantes fructos espirituaes.
As 8 horas foi celebrado o santo sacrifício da missa pelo revmo. Frei Ambrosio Vroling, o qual ao evangelho proferiu uma bela e salutar pratica demonstrando a necessidade da pratica da religião e os benefícios que dahi nós gozamos. Por essa ocasião um nomeroso numero de meninos e meninas fizeram a sua primeira communhão, sendo tambem grande o numero de outros commungantes, aos quaes foi distribuída uma piedosa lembrança dessa festa, tendo os neo-commungantes recebido uma linda lembrança da sua primeira communhão. As duas horas teve lugar a belíssima procissão, a qual foi abrilhantada pela corporação musical “José Victorio”.
Tanto durante a missa, como no trajecto da procissão um harmonioso conjuncto de vozes entou diversos hymnos e cânticos.
Finda a procissão teve lugar um animado leilão de prendas, num dos intervallos do qual o nosso companheiro de trabalhos F. Nardy Filho, saudou os catholicos do bairro do Pinheirinho por essa bella festa e publica demonstração de fé, concitando-os a persistirem sempre cada vez mais firmes nos santos princípios da religião Catholica.

Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.