04 de Agosto – Ano de 1923
Compartilhe

Salto
Do correspondente, em 2 do corrente:
Pelo sr. vigario desta parochia foi nomeada uma comissão de catholicos saltenses afim de angariar donativos para a proxima festa de nossa padroeira N. S. do Monte-Serrate que, como sempre, realizar-se-á com toda a pomba e solemnidade no dia 8 de setembro.
-Para que o publico desta cidade fique ao par de seus direitos será muito justo que a Camara Municipal mande publicar em avulsos os contractos existentes de Aguas e Exgottos, Força e Luz.
A Camara saltense vai contractar um advogado para chamar á contas a empresa de Aguas e Esgottos que continúa a não cumprir suas obrigações contractuaes, fazendo pouco caso das reclamações publicas e nos ameaçando com uma epidemia por causa dessa agua putrida que corre pelas sarjetas e que devia ha muito tempo correr pelos esgotos se elles já estivessem concluídos.
O povo que paga caríssimo e ponctualmente o que consome, deve exigir que lhe sirvam bem e que sejam mais atenciosos todos aqueles que recebem o seu rico dinheiro.
– Estamos com a nossa moeda papel cada vez mais desvalorisada pois que com 10$000 em notas do Thesouro Nacional só conseguimos 1$800 em ouro! Uma libra esterlina cujo valôr, a cambio de 27 é de 8$888, está hoje a 48$000 com o cambio a 5, tal é a desvalorisação a que chegou o papel moeda brasileiro!
E como consequencia disso temos a vida carissima e tristissima para a pobreza. O pão, a carne, a lenha, as fazendas, os remedios, o aluguel de casa, tudo, enfim, sóbe de preço diariamente. Uma ganancia medonha apodera-se dos vendedores e aos compradores quando pergunta-lhes o preço de qualquer mercadoria sempre respondem: – agora é tanto! Não tiram o agora da boca!
Até quando estaremos nesta anormalidade é que não sabemos. Confiemos em Deus porque dos homens pouco se póde esperar.
– O estado sanitário local é bom.

Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.