Jornada Mundial da Juventude: “uma semente do futuro”
Compartilhe

Acontece entre os dias 1º e 6 de agosto a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na cidade de Lisboa, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente!” (Lc 1, 39). Milhões de jovens peregrinos são esperados na capital portuguesa para o encontro com o Papa Francisco, que espera ver “uma semente do mundo do futuro, onde o amor esteja no centro, onde possamos nos sentir irmãs e irmãos”, conforme afirmou em sua intenção de oração para o mês de agosto. 

Criada pelo Papa São João Paulo II, em 1986, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. Mas é também uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um forte momento de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário.

Acontece todos os anos a nível diocesano, no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja.

Ao longo de uma semana, os jovens provenientes de todo o mundo são acolhidos em instalações públicas e paroquiais ou em casas de famílias. Além dos momentos de oração, partilha e lazer, os jovens participam de várias atividades na cidade que os acolhe. Os pontos altos são as celebrações que contam com a presença do Papa, como a cerimónia de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio. (Texto adaptado do Portal JMJ Lisboa 2023)

Rumo a Lisboa

Segundo a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cerca de 10 mil jovens peregrinos do país se inscreveram para participar da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Do Brasil também irão 30 bispos, 900 padres e 300 voluntários brasileiros que vão trabalhar nos eventos centrais.

A Diocese de Jundiaí realizou no último dia 8, na Paróquia Nova Jerusalém, em Jundiaí, a Missa de Envio dos 300 jovens que participarão da JMJ. A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, que convidou os jovens a colocarem suas intenções, anseios e medos nas mãos de Nossa Senhora: “Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, caminha conosco em toda nossa jornada de fé.”

Veja também:

  • Mensagem do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude 2023
  • A intenção de oração do Papa Francisco: “Rezemos pela Jornada Mundial da Juventude”