Frei Bento será o novo superior do Convento do Carmo

Na próxima segunda-feira (26/06), frei Antônio Bento Brito dos Santos O.Carm. assume a função de superior do Convento Nossa Senhora do Carmo, em lugar de frei Rothmans, que parte para um período de descanso. A missa de despedida será neste sábado (24).

Frei Bento – como é conhecido – foi ordenado diácono em Itu, em 2013, pelas mãos de Dom Vicente Costa, hoje bispo emérito de Jundiaí. Ordenado sacerdote em 2014, já esteve em diversas casas da Província Carmelitana Fluminense, da Ordem do Carmo, que abrange os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Tocantins e Rio Grande do Sul. Frei Bento já foi superior do Convento do Carmo, em Itu, entre os anos de 2015 e 2018, sendo bastante conhecido na comunidade ituana. Ultimamente estava na Paróquia e Convento de Nossa Senhora do Carmo, em Vicente de Carvalho, no Rio de Janeiro. Agora passa a compor a comunidade do Carmo em Itu, junto com os freis Clóvis e Alonso.

Já frei Rothmans conhece Itu desde sua formação, quando ainda funcionava o Seminário do Carmo. Foi ordenado sacerdote em 2001, em Mogi das Cruzes, atuando em diversas casas da Província. Foi pároco da paróquia Santa Terezinha, no Itaim Bibi, e também na Basílica Nossa Senhora do Carmo, ambas em São Paulo. Foi conselheiro da Ordem do Carmo por 3 vezes, além de ter sido indicado como representante do Vaticano nos estudos das causas dos santos. Recentemente foi nomeado delegado provincial da chamada Ordem Segunda do Carmo, assessorando as monjas carmelitas. Assumiu como superior do Convento do Carmo de Itu em 2021, permanecendo até agora, quando solicitou um período de descanso chamado de “ano sabático”, revelando a necessidade de permanecer junto a sua família.

Neste sábado (24), a missa das 18h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, marcará o encerramento desse período de trabalho de Frei Rothmans à frente do Convento e da Comunidade do Carmo. Ele ainda permanecerá em Itu por um tempo, cumprindo os compromissos assumidos anteriormente.