Procissão de Corpus Christi reúne milhares de fiéis no centro da cidade
Compartilhe

Cerca de 9 mil pessoas estiveram presentes na Procissão de Corpus Christi no último dia 8, nas ruas do centro da cidade. Como em anos anteriores, as paróquias de Itu se reuniram para organizar e participar da procissão, momento em que os fiéis católicos expressam publicamente sua fé na Eucaristia.

(Foto em destaque: Uma multidão de fiéis acompanhou a procissão de Corpus Christi / Juliano Christofoleti)

No dia de Corpus Christi, desde muito cedo as pessoas de diversas paróquias e comunidades se espalharam pelos 2 km de extensão do trajeto da procissão para confeccionar os “tapetes” feitos de serragem, casca de ovo, palha de arroz, tampinhas e muitos outros materiais.

Bênção do Santíssimo Sacramento encerrando a procissão. (Foto: Juliano Christofoleti)

No final da tarde, uma grande multidão acompanhou o Santíssimo Sacramento na procissão, rezando e cantando. Estiveram presentes 10 sacerdotes e 8 diáconos das paróquias de Itu, além de centenas de ministros da Eucaristia, acólitos e coroinhas. Segundo estimativa dos organizadores, o número total esteve entre 8 e 10 mil pessoas na procissão.

Ao final, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, foi dada a bênção a todos os presentes, que saudaram Jesus Eucarístico com preces, aplausos e também com a luz de seus celulares.

Abaixo, imagens da participação das diversas comunidades e paróquias da cidade na Procissão de Corpus Christi.

 

Como as demais paróquias, a Paróquia São Cristóvão se preparou antecipadamente para a procissão, coletando materiais como casca de ovo, pó de café e tampinhas. Na manhã do dia de Corpus Christi, aproximadamente 60 paroquianos se encontraram em frente à igreja Bom Jesus para a confecção dos tapetes num trecho da rua Paula Souza. (Foto: PASCOM PSC)

Veja mais imagens da Paróquia São Cristóvão.

 

Foi marcante a presença das crianças da Catequese da Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro na confecção dos “tapetes” ao lado do Largo do Carmo. Mesmo com o frio da manhã, elas chegaram cedo e se dividiram nas diversas tarefas, com o apoio dos adultos, enfeitando a rua para a passagem de Jesus Eucarístico. (Foto: PASCOM PSHSL)

 

A montagem dos “tapetes” precisou da participação de muita gente! A Paróquia São Camilo de Léllis ficou responsável por um trecho da rua Floriano Peixoto e contou com a presença de crianças, jovens e adultos, que desde cedo se revezaram para confeccionar os “tapetes”. Entre as figuras representadas, muitas faziam referência à Eucaristia. (Foto: PASCOM PSCL)

Veja Mais imagens da Paróquia São Camilo de Léllis.

 

Com o frio da manhã, nada melhor que um bom café para esquentar! O pessoal da Paróquia São José, responsável pelos “tapetes” da rua Barão do Itaim, fez uma pausa no trabalho para descansar e espantar o frio. A montagem dos “tapetes” durou toda a manhã, terminando já no início da tarde. (Foto: PASCOM PSJ)

 

Grupo de Jovens, Catequese da Crisma, Acólitos, Pequenos Acólitos, paroquianos, paroquianas e suas famílias ajudaram a montar o “tapete” na rua Floriano Peixoto, sob responsabilidade da Paróquia São Luís Gonzaga. A imagem do padroeiro e o tema da Novena de 2023 – “O Deus que me chama é amor!” – fizeram parte da ornamentação. (Foto: Sec. Comunicação – PETI)

Veja mais imagens da Paróquia São Luís Gonzaga.

 

Padre Francisco Carlos, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, conduz o Corpo de Cristo no início da Procissão de Corpus Christi. Por ser a paróquia do centro da cidade, a Paróquia da Candelária foi a anfitriã da celebração, recebendo sacerdotes, ministros, acólitos e milhares de fiéis das demais paróquias da cidade. (Foto: PASCOM PNSC)

Veja mais imagens da Paróquia Nossa Senhora da Candelária.

 

Durante a procissão, os sacerdotes de Itu se revezaram na condução do Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro da cidade. Padre Ton, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, também participou, acompanhado de ministros, cerimoniários, acólitos, coroinhas, integrantes da PASCOM e muitos fiéis da paróquia. (Foto: Dirce Silva / PASCOM PNSA)

Veja mais imagens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

 

O pároco, padre Júlio, cerca de 50 ministros, 15 acólitos, 10 pequenos acólitos, coordenadores e representantes das pastorais, bem como os fiéis da Paróquia São Judas Tadeu, também marcaram presença na Procissão de Corpus Christi. Mais cedo, um grande número de paroquianos ajudou na confecção dos “tapetes” que enfeitaram o trajeto da procissão. (Foto: PASCOM PSJT)

Veja mais imagens da Paróquia São Judas Tadeu.

 

Devido à distância do centro da cidade, a Paróquia Sagrada Família celebrou a Solenidade de Corpus Christi na Comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração, no Pirapitingui, na noite do dia último dia 8. Após a missa, aconteceu a procissão em torno da igreja, onde mais cedo os paroquianos haviam confeccionado o “tapete”. (Foto: PASCOM PSF)