Comissões Episcopais Catequéticas da América Latina e do Caribe se reúnem em encontro na Cidade do Panamá
As Comissões Episcopais Catequéticas da América Latina e do Caribe vão se reunir para um encontro na Cidade do Panamá nos dias 16 e 17 de junho para projetar linhas comuns nas Igrejas particulares do continente. A iniciativa é do Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (Celam) por meio de seu Laboratório de Catequese e do Departamento de Evangelização. Do Brasil, participa do encontro o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jânison de Sá.
Manuel Jiménez, sacerdote colombiano e membro do Laboratório de Catequese do Celam, informou que o evento tem o objetivo de “identificar a recepção e desenvolvimento na igreja universal do diretório para a catequese e a instituição do ministério do catequista”. Para isso convocaram “os bispos responsáveis pela catequese das conferências episcopais junto com suas equipes”.
Com o apoio do Celam, no Laboratório de Catequese, foi organizada uma metodologia para o bom e ágil andamento do evento, que inclui uma consulta prévia e todo o trabalho de escuta das diversas conferências episcopais. A metodologia proposta consta de três momentos dialógicos: contemplar (um olhar de fé sobre a realidade), discernir (critérios de iluminação) e propor (novos horizontes para a catequese).
Além disso, foi realizada uma consulta prévia às Conferências Episcopais, que servirão de subsídio para reflexões, trabalhos de grupo e síntese, que serão coordenados pelo Dicastério e pelo Laboratório.
96% de respostas
A irmã María Amalia Orozco García, religiosa Filha de Maria Auxiliadora e membro do Laboratório de Catequese, conduziu o processo de consulta. Explicou que é importante realizá-lo para ter “uma visão muito objetiva do que o diretório significa para a catequese em nosso continente”.
Em particular, pelo que implica o ministério do catequista com a participação dos leigos, irmã María pensa que é uma esperança ver que a América Latina realmente continua abrindo espaços e que se está superando “aquele clericalismo que infelizmente muitas vezes freou a vocação e a missão”.
Já Marcial Riveros Tito, membro do Laboratório de Catequese e também responsável pela consulta prévia, explicou que para esta pesquisa continental se estabeleceram oito questões para trabalhar em nível nacional-diocesano.
“Em um balanço inicial, informamos com muita alegria que 96% das respostas chegaram; além disso, uma constante na difusão, formação com base no novo Diretório para a Catequese utilizando meios telemáticos, entre os mais utilizados estão as videoconferências e as redes sociais, permitindo a reflexão sobre os novos desafios que este documento encerra”.
Recordou que, desde 10 de março, “foi enviada uma consulta prévia aos responsáveis pela Catequese nas Conferências Episcopais das Igrejas que fazem peregrinação na América Latina, para ouvir e avaliar como o Diretório para a Catequese e o Motu proprio Antiquum Ministerium estão orientando o trabalho catequético para projetar linhas comuns nas Igrejas particulares da América Latina e do Caribe”.
Ministério do Catequista
No dia 11 de maio de 2021 foi apresentada a Carta Apostólica na forma de ‘Motu Proprio’ do Papa Francisco, Antiquum ministerium, que institui o ministério do catequista.
Do evento participaram monsenhor Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, e monsenhor Franz-Peter Tebartz-van Elst, delegado para a catequese do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.