Celebração de Corpus Christi reúne religiosidade e tradição
Compartilhe

A Igreja de todo o mundo celebra nesta quinta-feira (08/06) a festa de Corpus Christi, anualmente celebrada sessenta dias após a Páscoa. Em Itu, centenas de pessoas são aguardadas para a preparação dos “tapetes” nas ruas e também para as celebrações religiosas.

A festa de Corpus Christi é celebrada pela Igreja Católica desde o século XIII. Para os cristãos católicos, o dia de Corpus Christi – expressão em latim que significa Corpo de Cristo – é um dia sagrado em que manifestam publicamente sua fé na Eucaristia, a presença real de Jesus no pão e no vinho consagrados.

A comemoração de Corpus Christi acontece sessenta dias após o domingo de Páscoa, sempre numa quinta-feira, lembrando também a última ceia de Jesus com seus apóstolos, que aconteceu numa quinta-feira. A celebração é marcada por missa e procissão.

A tradição de enfeitar as ruas para a passagem do Corpo de Cristo teve origem em Portugal e se propagou pelo Brasil no período colonial. Os “tapetes” nas ruas eram inicialmente montados com mantos e flores. Com o passar do tempo e as características de cada região, os materiais foram se modificando, com a utilização de serragem colorida, casca de ovo, pó de café, casca de arroz, areia, cal, tampinhas de garrafa, papel e papelão, entre outros.

Em Itu, a tradição de enfeitar a frente das casas para a passagem da procissão é bastante antiga, normalmente a cargo dos respectivos moradores. Nos últimos 60 anos, a confecção dos “tapetes” tornou-se mais coletiva e organizada, contando com o apoio do poder público e também de empresários. Destaca-se aqui o trabalho realizado pelo saudoso professor Alcides Scalet, um dos grandes responsáveis para que a confecção dos “tapetes” de Corpus Christi acontecesse nas últimas décadas.

Missa e Procissão

Nesta quinta-feira, a preparação dos “tapetes” tem início às 6h, com o trabalho de voluntários das diversas comunidades da cidade. Para participar, basta se apresentar no dia da procissão, a partir das 6h da manhã, em algum local do percurso.

Às 15h haverá missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, com a Procissão de Corpus Christi em seguida. Saindo da Igreja Matriz da Candelária, a procissão seguirá pela rua Barão de Itaim, Largo do Carmo, Travessa do Carmo, rua Floriano Peixoto, Largo do Bom Jesus, rua Paula Souza e Largo da Matriz, retornando à Igreja Matriz.

Durante todo o dia, haverá uma Praça de Alimentação montada na Praça Padre Miguel (Largo da Matriz). Pela manhã, serão vendidos itens de café da manhã. À tarde, será vendido pastel, lanche, pizza e refrigerante.

Confira o horário de missas neste dia de Corpus Christi nas paróquias e comunidades de Itu neste link.