Comunidade católica de Itu prepara procissão de Corpus Christi
Compartilhe

A comunidade católica de Itu, em parceria com a Prefeitura e diversas empresas, está realizando os preparativos para a confecção dos tradicionais “tapetes” para a procissão de Corpus Christi, que acontece no próximo dia 8 de junho. A arrecadação de materiais e a montagem das equipes já estão a pleno vapor.

A solenidade de Corpus Christi acontece todo ano, sessenta dias após a Páscoa, celebrando a importância da Eucaristia para os católicos. Como em outras cidades, Itu possui a tradição de enfeitar as ruas para a passagem do Corpo de Cristo, criando verdadeiras obras de arte nos “tapetes” feitos de serragem, pó de café, palha de arroz e muitos outros materiais.

Como nos anos anteriores, o Conselho Regional da Ação Evangelizadora (CRAE), que reúne representantes das dez paróquias da cidade, é o responsável pela organização dos preparativos para a procissão de Corpus Christi. As paróquias estão coletando materiais para a confecção dos “tapetes” junto às comunidades e as empresas, e a Prefeitura está providenciando o tingimento da serragem, que será disponibilizada em diversas cores.

A procissão de Corpus Christi acontece no próximo dia 8 de junho, nas ruas do centro da cidade. A montagem dos “tapetes” tem início às 6h, prosseguindo até o início da tarde. Às 15h haverá missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, seguida da procissão.

Quem tiver interesse em colaborar com a doação de materiais pode entram em contato pelo telefone (11) 98386-9727. Para participar da confecção dos “tapetes”, basta se apresentar no dia da procissão (08/06), a partir das 6h da manhã, em algum local do percurso. Todos os responsáveis pelos trechos estão orientados a acolher e apoiar os voluntários. Toda ajuda é muito bem-vinda!

Corpus Christi

A festa de Corpus Christi é celebrada pela Igreja Católica desde o século XIII. Para os cristãos católicos, o dia de Corpus Christi – expressão em latim que significa Corpo de Cristo – é um dia sagrado em que manifestam publicamente sua fé na Eucaristia, a presença real de Jesus no pão e no vinho consagrados.

A comemoração de Corpus Christi acontece sessenta dias após o domingo de Páscoa, sempre numa quinta-feira, lembrando também a última ceia de Jesus com seus apóstolos, que aconteceu numa quinta-feira. A celebração é marcada por missa e procissão.

A tradição de enfeitar as ruas para a passagem do Corpo de Cristo teve origem em Portugal e se propagou pelo Brasil no período colonial. Os “tapetes” nas ruas eram inicialmente montados com mantos e flores. Com o passar do tempo e as características de cada região, os materiais foram se modificando, com a utilização de serragem colorida, casca de ovo, pó de café, casca de arroz, areia, cal, tampinhas de garrafa, papel e papelão, entre outros.

Em Itu, a tradição de enfeitar a frente das casas para a passagem da procissão é bastante antiga, normalmente a cargo dos respectivos moradores. Nos últimos 60 anos, a confecção dos “tapetes” tornou-se mais coletiva e organizada, contando com o apoio do poder público e também de empresários. Destaca-se aqui o trabalho realizado pelo saudoso professor Alcides Scalet, um dos grandes responsáveis para que a confecção dos “tapetes” de Corpus Christi acontecesse nas últimas décadas.

CRAE

O Conselho Regional da Ação Evangelizadora (CRAE) é formado por leigos e sacerdotes das paróquias da respectiva região pastoral. Tem como objetivo ser um organismo vivo, representativo e integrador, tendo como uma das principais finalidades promover e executar o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora em cada região pastoral da Diocese de Jundiaí. Organiza atividades que possam ser realizadas regionalmente, como, por exemplo, Corpus Christi, Dia dos Finados e Dia do Nascituro, sempre respeitando as características de cada paróquia e promovendo o espirito pastoral de conjunto, por meio da participação de todos os membros do Povo de Deus, favorecendo a plena comunhão das paróquias de cada região.

A Diocese de Jundiaí, à qual pertence a cidade de Itu, é formada por 11 regiões pastorais. As 10 paróquias de Itu – Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Candelária, Sagrada Família, São Camilo de Léllis, São Cristóvão, São João Batista, São José, São Judas Tadeu, São Luís Gonzaga e Senhor de Horto e São Lázaro – compõem a Região Pastoral 7 da Diocese. O CRAE da Região 7 está à frente da organização da procissão de Corpus Christi de 2023.