Bispos do Brasil elegem nova presidência da CNBB
Compartilhe

Na segunda-feira, 24 de abril, os bispos reunidos na 60ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispo do Brasil), elegeram o presidente que estará à frente da entidade pelo período de 2023 a 2027. O arcebispo de Porto Alegre (RS) e atual primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, foi eleito presidente.

A eleição foi realizada na segunda sessão na manhã da segunda-feira. Dom Jaime foi eleito em terceiro escrutínio, o qual pede maioria simples dos votos. O anúncio foi feito no início da sessão reservada, no auditório Noé Sotillo, no período da tarde. Dom Jaime será o 14º presidente da Conferência.

Na terça-feira, 25 de abril, o episcopado brasileiro elegeu em segundo escrutínio, o primeiro vice-presidente, o arcebispo de Goiânia (GO), dom João Justino de Medeiros Silva, que irá desempenhar a função durante os próximos quatro anos.

O bispo de Garanhuns (PE) e atual presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, foi eleito o segundo vice-presidente da entidade. A eleição foi realizada na manhã da terça-feira, 25 de abril.

Ainda na manhã da terça-feira, bispo de Rio Grande (RS) e atual presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, foi eleito novo secretário-geral da entidade.

Durante a semana os bispos elegerão os presidentes das 12 (doze) Comissões Episcopais; Delegado junto ao CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano); Suplente junto ao CELAM e delegados para o Sínodo 2023.