4º Domingo da Páscoa
Compartilhe

Diác. Luiz Eugenio Demarchi
Paróquia São José

“Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem.”

Evangelho (Jo 10,1-10)

Em todos os anos a liturgia nos apresenta Jesus, como o Bom Pastor, o tema central da palavra a ser usada para nossa reflexão.

Jesus critica duramente aqueles que em sua época detinham o poder, pois usavam de seus poderes em beneficio próprio, esquecendo o povo, sobretudo para manter seus privilégios (como claramente vemos nos dias atuais), Jesus disse serem ladrões e assaltantes.

A missão do pastor (Cristo), é libertar o povo de Deus, do domínio da escravidão e leva-los ao encontro de pastagens verdejantes, onde há vida em plenitude, (muito diferente dos falsos pastores, que tem o objetivo somente aproveitar-se do povo em benefício próprio).

Jesus vai cumprir com amor essa missão, no respeito absoluto pela identidade, individualidade e liberdade das ovelhas.

Cristo, o pastor, é aquele que conduz suas ovelhas, responde às injustiças com a amor, e o mal com bem.

Jesus usa palavras fortes, chama os dirigentes e chefes judeus, de ladrões e assaltantes e bandidos que se servem de suas posições para explorar o povo e usam de violências para manter sob sua escravidão. O seu objetivo nunca foi e não será o bem das ovelhas.

Ao contrario, Jesus é o Bom Pastor que entra pela porta, pois Ele tem um mandato de Deus e sua missão foi-lhe confiada pelo Pai.

Jesus ao se declarar como Aquele que entra pela porta com autoridade legítima, é o Messias enviado por Deus para conduzir o povo e guia-lo para pastagens onde há vida em plenitude.

Como Jesus irá exercer a sua missão??

Primeiramente Ele chama pelo nome, porque conhece a cada um que quer ter uma relação pessoal de amor, de proximidade, de comunhão.

Para Jesus, não há multidões, mas pessoas únicas, com identidade “própria”, com sua dignidade, não obriga ninguém a responder positivamente, mas os que responderem ao chamamento, farão parte do rebanho. É a esses que Jesus conduzirá, para fora e caminhará à frente deles.

Seguir Jesus, deve ser nossa atitude, somos convidados a seguir Jesus no caminho do amor, e aderir a Ele de todo o coração. Escutar sua voz e saber que Jesus nos conduzirá com segurança á nossa vida definitiva no reino, pois Ele mesmo é caminho.

Tenho tentado ao menos ouvir a voz de Jesus, que me chama pelo nome?, ou continuo ouvindo aqueles que me levam á escravidão?

Devemos ler as sagradas escrituras e refletir o que ela me fala, e como a palavra pode fazer mudar minhas atitudes que não me levam a lugar nenhum, muito menos às pastagens verdejantes.

Confiemos em Jesus, O Caminho, a verdade e a vida.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Para sempre seja louvado.