Quinta-feira Santa: Ceia do Senhor e Lava-pés
Compartilhe

Lembrando a última ceia feita por Jesus com seus apóstolos, paróquias e comunidades de Itu celebraram a cerimônia da Ceia do Senhor, na quinta-feira (06/04). Após a celebração, foi realizada também a Vigília Eucarística.

A Ceia do Senhor marca também a celebração da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Como fez na última ceia, Jesus quis que seus discípulos se reunissem com seus seguidores e se recordassem dele abençoando o pão e o vinho: “Fazei isto em memória de mim”. Com essas palavras, Jesus instituiu o sacerdócio católico e deu aos discípulos o poder para celebrar a Eucaristia. Cada Missa é, portanto, uma celebração de ação de graças, a celebração da Ceia do Senhor. 

O Lava-pés, que também faz parte da liturgia da Ceia do Senhor, é um ritual litúrgico que relembra o gesto de Jesus de lavar os pés dos discípulos, durante a última ceia. Ele quis demonstrar seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de sua mensagem. Não se trata de uma encenação dentro da Missa, mas de um gesto litúrgico. O bispo ou o padre, ao lavar os pés de pessoas da comunidade, está imitando o gesto de Jesus, como compromisso de estar sempre a serviço da comunidade.

Ao final da celebração da Ceia do Senhor, o Santíssimo Sacramento é transladado para outro local, onde os fiéis poderão realizar a Vigília de Guarda ou Vigília Eucarística. Essa vigília, que segue até a tarde da Sexta-feira Santa, representa desde o momento de oração de Jesus no Horto das Oliveiras, sua prisão, seu julgamento e seu flagelo.

Veja a seguir como foi a celebração da Ceia do Senhor nas paróquias e comunidades de Itu.

 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

A cerimônia da Ceia do Senhor foi celebrada em várias comunidades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Na Igreja Matriz, a cerimônia foi presidida pelo padre Ton. Uma mesa com 12 lugares foi colocada em frente ao altar, lembrando a última ceia de Jesus com seus apóstolos.

Após a cerimônia, teve início a Vigília Eucarística, até a tarde da Sexta-Feira Santa.

Abaixo, imagens da celebração. (Fotos: Dirce Silva / PASCOM PNSA)

Paróquia Nossa Senhora da Candelária

Relembrando o gesto de Jesus na última ceia, crianças da Paróquia Nossa Senhora da Candelária representaram os apóstolos na cena do Lava-pés e tiveram seus pés lavados pelo celebrante, padre Francisco Carlos, acompanhado pelos diáconos Estêvão e Tadeu.

Após a cerimônia, o Santíssimo Sacramento foi transladado para a Igreja Bom Jesus, onde permaneceu exposto para a Vigília dos fiéis, lembrando os momentos de sofrimento de Jesus desde sua prisão no Horto das Oliveiras, o julgamento, o flagelo e o caminho para a crucificação.

Abaixo, imagens das celebrações. (Fotos: PASCOM PNSC)

Igreja Nossa Senhora do Carmo

A comunidade da Igreja Nossa Senhora do Carmo se reuniu para celebrar a cerimônia da Ceia do Senhor, presidida pelo frei Rothmans, prior do Convento do Carmo. 

Durante a cerimônia, além do celebrante, os fiéis também repetiram o gesto de Jesus. Esposos lavaram os pés de suas esposas e vice-versa, lembrando que devemos sempre nos colocar a serviço dos irmãos. 

Abaixo, imagens da celebração. (Fotos: Adolfo Fanchini e Ana Célia Pavani / PASCOM Carmo Itu)

Paróquia Sagrada Família

Na Comunidade Santa Isabel, a cerimônia da Ceia do Senhor foi celebrada pelo padre Wellington. Um grupo de crianças, representando os apóstolos de Jesus, participaram do Lava-pés.

Abaixo, imagens da celebração. (Fotos: PASCOM PSF)

Paróquia São Camilo de Léllis

A missa da Ceia do Senhor contou com a participação de um grande número de fiéis na Igreja Matriz São Camilo de Léllis. O celebrante, padre José Paulo, repetiu o gesto de Jesus e lavou os pés de fiéis que estavam presentes na cerimônia.

Ao final da celebração, o Santíssimo Sacramento foi conduzido pelo celebrante, padre José Paulo, até o Salão Paroquial, preparado para a ocasião. Lá, os fiéis puderam realizar a Vigília, lembrando a prisão e o flagelo sofrido por Jesus.

Abaixo, imagens da celebração. (Fotos: PASCOM PSCL)

Paróquia São Cristóvão

Na Paróquia São Cristóvão, os apóstolos foram representados por assistidos pela Comunidade Terapêutica Santo Agostinho e também pelos vicentinos. 

Eles tiveram seus pés lavados pelo celebrante, padre Robinson, repetindo o gesto de Jesus na última ceia.

Abaixo, imagens da celebração. (Fotos: PASCOM PSC)

Paróquia São João Batista

Na Igreja Matriz São João Batista, a Ceia do Senhor foi celebrada pelo padre Diego, que lavou os pés de alguns fiéis presentes, lembrando gesto de Jesus. (Foto: PASCOM PSJB)

 

Paróquia São José

Na Igreja Matriz São José, a cerimônia da Ceia do Senhor contou com a participação dos fiéis da Comunidade Santa Cruz. A celebração foi presidida pelo padre Juverci. (Foto: PASCOM PSJ)

 

Paróquia São Judas Tadeu

Na Igreja Matriz São Judas Tadeu, o Lava-pés foi realizado com alguns fiéis presentes à cerimônia da Ceia do Senhor, que foi presidida pelo padre Júlio. (Foto: PASCOM PSJT)

 

Paróquia São Luís Gonzaga

A Paróquia São Luís Gonzaga realizou a cerimônia da Ceia do Senhor no ginásio de esportes do Colégio Divino Salvador, que foi especialmente ornamentado para a celebração. O espaço ficou lotado pelos fiéis das diversas comunidades da paróquia. (Foto: PASCOM PSLG)

 

Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro

A Ceia do Senhor foi celebrada em várias comunidades da Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro. Na Comunidade São Francisco de Assis (V. Ianni), o diácono Ézio presidiu a cerimônia e lavou os pés de crianças da comunidade, lembrando o gesto de Jesus.

Na Igreja Matriz, a cerimônia foi presidida pelo pároco, padre Fernando, que também realizou o ritual do Lava-pés. Após a celebração, o Santíssimo Sacramento foi transladado para o Salão Paroquial, onde permaneceu até a tarde de Sexta-feira Santa, para a Vigília dos fiéis.

Abaixo, imagens das celebrações. (Fotos: PASCOM PSHSL)