Papa Francisco envia mensagem para a Campanha da Fraternidade 2023
Na manhã da Quarta-Feira de Cinzas (21/02), a CNBB realizou oficialmente a abertura da Campanha da Fraternidade 2023, que aborda o tema da fome, com missa celebrada na Capela Nossa Senhora Aparecida, nas dependências da CNBB em Brasília. Em seguida, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Secretário–Geral da CNBB, Dom Joel Portella, acompanhado do Padre Jean Poul Hansen, assessor da Campanha da Fraternidade, conduziram a cerimônia de abertura e apresentação da CF23, no auditório Dom Helder Câmara.
Dom Joel pontuou que neste ano, a Igreja vai aprofundar o tema da fome.
“O Brasil enfrenta o flagelo social e humanitário da fome, fenômeno que demonstra a incapacidade de um país em oferecer para seus filhos e filhas as condições necessárias para satisfazer o seu instinto de sobrevivência e desenvolvimento como pessoa. “Quando a sobrevivência não é atendida é a morte que acontece. Assistimos recentemente o que está acontecendo com os Yanomami”, exemplificou.
Mensagem do Papa Francisco
Durante a cerimônia foi apresentada a mensagem que o Papa Francisco, mantendo a tradição dos papas, enviou ao Brasil por ocasião da Campanha da Fraternidade 2023. Seu desejo expresso no texto é que a reflexão sobre o tema da fome, proposto pela CNBB aos católicos brasileiros no Tempo da Quaresma, seja “uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome”. A intenção é que essa reflexão gere em todos, diz o Papa, “a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais”.
Na mensagem, o Papa recorda o convite que Deus faz a trilhar um “caminho de verdadeira e sincera conversão” e que a proposta da Campanha da Fraternidade tem o intuito de animar o povo fiel “nesse itinerário ao encontro do Senhor”, com a proposta de voltar o olhar para os mais necessitados, “afetados pelo flagelo da fome”.
Em sua mensagem para a Quaresma, o Papa Francisco nos lembra a importância de ouvir Jesus e carregarmos nossa cruz.