Solenidade da Epifania do Senhor
Diác. Estêvão Scalet
Paróquia Nossa Senhora da Candelária
“És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?”
Evangelho (Mt 2,1-12)
Celebramos a Epifania do Senhor Jesus, epifania significa manifestação, portanto hoje Jesus se manifesta para as pessoas, Ele se deixa conhecer.
Isso se dá pela visita dos três Magos do oriente que vão ao encontro do Senhor Jesus conforme o Profeta Isaías anuncia na 1ª leitura, “levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua Luz”.
Não andaremos mais nas trevas, a Luz de Cristo nos ilumina.
Um acontecimento único na história, o próprio Deus, na pessoa de Jesus, vem ao encontro do seu povo para o libertar da escravidão do pecado.
Essa visita dos magos do oriente nos mostra que Jesus veio para salvar toda a humanidade, não apenas o povo judeu.
Os magos vieram do oriente uma terra distante que apenas ouviram falar em um Rei dos judeus que viria ao mundo para libertar seu povo e resolveram ir conhecer e adorar esse Deus salvador.
Os judeus, ao contrário dos magos, se sentiram ameaçados por Jesus, Herodes ficou perturbado com a notícia e procurou saber tudo sobre o nascimento de Jesus com a desculpa de que queria ir adorá-lo também.
Os magos trouxeram presentes para Jesus, ouro, incenso e mirra. Esses presentes têm um significado muito especial. O ouro mostra o reconhecimento da realeza de Jesus, o incenso mostra a sua divindade pois os sacerdotes ofereciam incenso no templo em suas orações conforme vemos em Lc 1,9-10 e mirra, um óleo aromatizado, utilizado pelas pessoas da época, significa a humanidade de Jesus. Portanto Jesus é adorado como um Rei um Deus e um ser Humano ao mesmo tempo.
Neste evangelho encontramos vários personagens que têm atitudes diferentes perante o nascimento de Jesus, os magos vão adorar Jesus, entenderam que ele é o Messias, o Salvador da humanidade, Herodes rejeita totalmente Jesus, teme que Ele venha ofuscar o seu reinado, e finalmente os sumos sacerdotes e mestres da lei que sabiam do nascimento de Jesus, onde ele nasceu, pois tinham lido nas escrituras e ficam indiferentes com o seu nascimento.
Qual nossa atitude diante desse anúncio do nascimento de Jesus? Vamos adorá-lo? Vamos rejeitá-lo? Vamos ficar indiferentes? Cabe a nós fazer essa reflexão.
Adorar a Jesus significa seguir seus ensinamentos, percorrer o caminho que Ele mesmo nos mostrou através de seus ensinamentos, buscar a salvação anunciada por Ele.
Que presente podemos oferecer a Jesus? A nossa vida é o maior presente para Deus, fazer de nossa vida uma oferta ao Senhor, isso é que nos salva.
Como diz Paulo, somos todos admitidos à mesma herança em Jesus Cristo, somos membros de um só corpo, a Igreja.
Precisamos fazer como Paulo e anunciar a boa nova da salvação a todas as pessoas, mostrar a todos a Luz de Cristo que ilumina a nossa vida.
O cristão não pode se contentar em buscar a salvação apenas para si próprio, isso é ser egoísta, precisamos irradiar o amor de Deus a todas as pessoas ao nosso redor.
Que a Epifania do Senhor nos motive a sair do nosso comodismo e passemos a ser propagadores da boa nova do Senhor.