Bento XVI: uma onda de afeto e de oração de cerca de 135 mil fiéis
Compartilhe

Fiéis de todas as nacionalidades continuam, em fila de modo ordenado, a entrar na Basílica de São Pedro, em Roma, onde está exposto o corpo do Papa emérito Bento XVI, falecido no último sábado (31/12).

Nesta terça-feira (03/01), segundo dia do velório do Papa Emérito, outras 70 mil pessoas passaram em frente ao caixão exposto na Basílica do Vaticano, fazendo uma oração, uma saudação ou um simples olhar para Bento XVI.  Um total de 135 mil fiéis já prestaram suas homenagens ao Papa emérito nesses dois dias de velório.

Nesta quarta-feira (04), das 7h às 19h outros fiéis poderão homenageá-lo, é o último dia em que o corpo do Papa Emérito será exposto à devoção dos fiéis. Parte da Praça de São Pedro já foi colocada à disposição das emissoras que filmarão o funeral na quinta-feira (5), celebrado pelo Papa Francisco. Espera-se a chegada de autoridades de todo o mundo e cerca de 70 mil participantes.

Os agradecimentos do mundo a Bento XVI

E da penumbra da Basílica Petrina, da mesma forma ordenada, as pessoas saem lentamente, muitos com os olhos brilhantes, em suas mentes talvez as últimas palavras proferidas por Bento XVI, “Senhor, eu te amo”, sinal e luz do ministério sacerdotal, pastoral e papal que acompanhou toda a vida de Joseph Ratzinger.

Nas entrevistas feitas pela Rádio Vaticano – Vatican News, há quem agradeça ao Senhor por nos ter dado Bento XVI, há quem chegou ao Vaticano em espírito de peregrinação: todos em um dia, das cidades italianas e do mundo inteiro, só para dizer obrigado a Joseph Ratzinger.

E há também os que querem pedir perdão ao Papa Emérito por não ter compreendido completamente sua mensagem quando ele era Pontífice, uma mensagem posteriormente redescoberta através de seus escritos. Certamente – este é o pensamento comum – que o magistério continuará a ensinar muito, mesmo agora que Bento XVI voltou à casa do Pai.

(Fonte: Vatican News)