Abrir nossos corações para o Mistério do Natal
Compartilhe

Pe. Francisco Carlos Caseiro Rossi
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária

“Vinde, exultemos de alegria no Senhor.” Com esse trecho de uma música natalina, somos convidados a viver os últimos dias do Advento e, com isso, somo convidados a nos aproximar da Gruta de Belém, onde aconteceu o extraordinário acontecimento, que mudou a história da humanidade: o nascimento do Salvador do Mundo, Jesus Cristo.

Na noite de Natal, nos deparamos novamente perante o presépio, contemplando admiravelmente o mistério do Natal, pois o Verbo se fez carne e habitou entre nós. O presépio nos traz o sentimento de alegria e gratidão, que todos os anos nós renovamos em nossos corações, ao ouvir as melodias natalinas e a liturgia do Natal. O Criador do mundo, através da sua infinita misericórdia e amor, se revelou plenamente aos homens através de seu Filho Jesus Cristo. Esse é o grande mistério da festa do Natal, que celebramos com o coração cheio de alegria.

São Paulo Apóstolo na carta aos Filipenses nos afirma que Cristo, “Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens.” (Fl 2,6-7). É por isso, que no Natal revivemos a realização deste sublime mistério de Graça e misericórdia. O Salvador nasceu no silêncio e na pobreza, veio ao mundo como Luz para apontar o caminho que leva a Deus.

A liturgia dessas últimas quatro semanas, período em que vivemos o Tempo do Advento, também nos exorta a sermos vigilantes e não deixar que as preocupações de nosso cotidiano, nos sobrecarregue e nos desvie do caminho do Senhor, nos levando a uma sobrecarga de pecados. É vigiando e rezando, que poderemos receber e acolher a grandeza do Natal do Senhor. Lembremo-nos das palavras de São Máximo Turim, Bispo no Século IV, em uma de suas homilias, em que afirma: “ O tempo nos adverte que o Natal de Cristo Senhor está próximo. O mundo, com as suas angústias , diz a iminênecia de algo que o renovará e deseja com uma expectativa impaciente que o explendor de um sol mais resplandecente ilumine as trevas do mundo.”

Hoje o consumo desenfreado e os prazeres temporais de nossa sociedade, levam a mensagem de que o homem não precisa de um Salvador, ele se salva sozinho, pois é suficientemente capaz para isso. Grande erro! A sociedade só nos oferece quinquilharias, restos, doutrinas desviantes que nos propõem atalhos ilusórios e não o caminho da plenitude com Deus.

Não restam dúvidas, que vivemos muitas angústias, dramas, desilusões, decepções e contradições, mas é por isso, que precisamos buscar nossas esperanças na renovação da salvação. É o Advento do Senhor, que renova o mundo e a nossa vida, Cristo é o único Salvador.

Nas últimas décadas a humanidade busca um “salvador a baixo preço”, em que se possa negociar, barganhar a felicidade, fora do contexto da vida de santidade e do caminho que Jesus nos ensinou enquanto propagava o Reino de Deus. Graças a essas barganhas, é que hoje vivemos centenas de conflitos e desilusões que geraram grandes desentendimentos e divisões. É tarefa nossa como cristãos batizados e missionários, difundir com o testemunho da nossa vida, a verdade do Natal que Cristo traz a cada homem e mulher de boa vontade.

Mas como devemos nos preparar para abrir nossos corações ao Senhor que vem no Natal? Colocando-nos em oração vigilantes e orante, mantendo a característica fundamental do cristão, neste tempo de espera.

Nascendo entre nós, que o Menino Jesus, o Verbo encarnado não nos encontre distraídos ou comprometidos com as coisas do cotidiano, ou preocupados com os presente e a iluminação e enfeites natalinos. Ao contrário, preparemos-nos para que nossos corações e nossas famílias sejam dignas de acolher o “mistério do amor encarnado”, que é o Natal.

Meus diletos leitores e paroquianos, que a Virgem Maria e São José, nos ajudem a viver o Mistério do Natal, com renovada admiração e serenidade. Com esses sentimentos, desejo a todos um santo e feliz Natal. Por fim, agradeço a todos que colaboraram com o nosso Jornal A Federação e a Paróquia Nossa Senhora da Candelária, o meu muito obrigado.

Bom Natal a todos!