Pe. Francisco Carlos: 25 anos de entrega ao sacerdócio
Compartilhe

Centenas de fiéis estiveram reunidos na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária em Itu, na noite de quarta-feira (07/12) para a solene celebração eucarística em ação de graças pelos 25 anos de ordenação sacerdotal do pároco, Pe. Francisco Carlos Caseiro Rossi.

Dom Arnaldo, Pe. Francisco com demais padres e diáconos. (Fotos: PASCOM PNSC)

A missa foi presidida por Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo diocesano de Jundiaí, e concelebrada por muitos padres pertencentes ao clero diocesano e também sacerdotes religiosos. A solene eucaristia foi acompanhada por um coro formado por salmistas da paróquia, com o acompanhamento do recém reinaugurado órgão de tubos Cavaillé-Coll.

Dom Arnaldo, durante a homilia.

Na homilia, Dom Arnaldo falou sobre a vocação sacerdotal que é despertada nos jovens, “um sentimento inexplicável que somente o amor de Deus contempla”. Destacou que o momento de comemoração do jubileu é o tempo de refletir sobre o passado, contemplar o memorável dia da ordenação e refletir sobre o futuro. Por fim, ressaltou ao Pe. Francisco Carlos que renovasse seus votos sacerdotais perante a Deus, com a ajuda de Maria Santíssima. “Pe. Francisco, convido o senhor a renovar seus votos sacerdotais, sua entrega na grandeza do Senhor e que a sua alegria seja sempre maior que todos os obstáculos em seu ministério”, exortou o pastor da Diocese de Jundiaí.

Comunidade presente na missa jubilar.

Ao prosseguir a celebração, Dom Arnaldo passou a presidência ao Pe. Francisco, que conduziu a Oração Eucarística. Após a comunhão, José Luís Benedetti, representando o Conselho Paroquial de Administração e Economia (CPAE) e toda a paróquia, fez uma homenagem ao pároco.

Pe. Francisco Carlos no momento da consagração.

Em seguida, Pe. Francisco fez uso da palavra e, já com a voz embargada e os olhos marejados pela emoção, agradeceu a todos que estiveram presentes em sua vida sacerdotal. “Quero agradecer a todos que estiveram presentes junto comigo, durante essa caminhada sacerdotal. Nunca tive crise de vocação, mas algumas dificuldades nas quais sempre tive pessoas amigas ao meu lado que me ajudaram a superar. Agradeço em especial à minha mãe, ao meu pai – que já não está presente no meio de nós – ao meu irmão e a todos os familiares.” Após seu agradecimento, o sacerdote depositou flores aos pés de Nossa Senhora da Candelária e afirmou que Maria Santíssima sempre esteve ao seu lado, sustentando em sua vida. Em seguida, entregou um ramalhete de flores a sua mãe, senhora Maria Helena.

Pe. Francisco Carlos junto aos paroquianos e amigos.

Encerrada a missa, Pe. Francisco recebeu os cumprimentos em uma alegre confraternização que foi oferecida pela comunidade, no salão paroquial.

Familiares do Pe. Francisco Carlos.

Abaixo, mais imagens das comemorações. (Fotos: PASCOM PNSC)