09 de Dezembro – Ano de 1922
Compartilhe

Festa da Conceição
Ha bem annos que a festa de Nossa Senhora da Conceição, nesta cidade, não tem tido o brilhantismo da que acabamos de assistir, pois nos ultimos tres dias, além de haver praticas pelo revmo. sr. P. Caetano Benvenutti, as ladainhas, a Tota pulchra, o Tantum-ergo e o canto final – O Virgem da Conceição, tudo foi á grande orchestra, que esteve magnífica, dando grande realce ás solemnidades desse tríduo.
A igreja bem adornada, aquellas piedosas praticas, aquelles devotos cânticos á grande orchestra, a multidão que enchia o velho templo do Bom Jesus, tudo isso concorreu para animar o espirito religioso e augmentar a devoção do nosso povo que com não pequeno prazer viu nesses tres ultimos dias renovar-se a encantadora belleza da tradicional novena da Immaculada Conceição daqueles bons tempos em que as festas religiosas de Ytú eram reconhecidas como as mais pomposas e devotas de todo o Brasil. E tambem a missa cantada e a procissão como estiveram bellas!
Dentro em breve teremos a magestosa novena do Senhor bom Jesus com as suas deliciosas musicas, composições dos apreciados maestros ytuanos – Elias Lobo, Tristão e José Mariano, verdadeiras glorias da nossa terra, como maestros de reconhecido valor. E quem nos déra que na proxima novena essas musicas fossem executadas á grande orchestra, que convida, athrahe e arrasta á igreja não só o povo fiel, mas até os indifferentes, muitos dos quaes, ao presencearem a magestade do culto catholico, sentem brilhar-lhes no intimo do coração um raio da fé, que os illumina e os converte para Deus.
Sim, venham as pomposas festas de outros tempos, ainda que para isso seja preciso diminuir o seu numero e o nosso povo não terá difficuldade em concorrer para ellas.
É melhor que as festas sejam poucas, mas revestidas de grande bilhantismo, do que muitas e com pouca solemnidade. A Santa Egreja, sabia como é, quer que as solemnidades do culto externo tenham a maior pompa e brilhantismo, para assim attrahirem as multidões e aviventarem-lhes os sentimentos de fé e piedade.
Um catholico ituano

Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.