Novena de Santa Luzia prossegue até segunda

Teve início no último domingo (04/12), a Novena em louvor à Santa Luzia, na comunidade que tem a santa como padroeira, no Jardim Aeroporto. Na próxima terça (13), dia da santa, será celebrada a Solenidade de Santa Luzia.
O primeiro dia da Novena contou com celebração no domingo (4), às 18h, presidida pelo Diácono Edson Moura, com a presença de grande número de fiéis da comunidade e devotos de Santa Luzia.
A Novena em louvor a Santa Luzia prossegue até segunda (12), nos seguintes horários: até sábado (10), às 19h30; domingo (11), às 18h; segunda (12), às 19h30. A Solenidade de Santa Luzia será celebrada na terça-feira (13), às 19h30.
Um pouco de história
Luzia nasceu em Siracusa, na Itália, no final do século III. Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. A família queria que ela casasse com um jovem de distinta família, porém, pagão.
Luzia pediu um tempo para o discernimento e, tendo a mãe gravemente enferma, propôs à mãe que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia. Para ela, a cura da grave doença da mãe seria a confirmação do “não” para o casamento. E foi o que aconteceu. Luzia teve então a certeza da vontade de Deus quanto a seu voto de virgindade e aos sofrimentos pelos quais passaria. Vendeu tudo o que possuía e deu aos pobres. Por isso, foi acusada pelo jovem que a queria como esposa.
Não querendo oferecer sacrifício aos falsos deuses nem quebrar o seu santo voto, ela teve que enfrentar as autoridades e as torturas que lhe foram impostas. Mas não houve força humana que a pudesse arrastar, nem mesmo várias juntas de bois. O fogo também se mostrou impotente diante dela. Mas ela acabou sendo decapitada em 13 dezembro de 304.
Conta-se que, antes de sua morte, teriam arrancado seus olhos. Fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus – Luz do Mundo – até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.
O nome de Santa Luzia deriva do latim e significa “portadora da luz”. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz.
(Com informações do portal cancaonova.com)
Abaixo, imagens do primeiro dia da Novena de Santa Luzia, na Comunidade do Jardim Aeroporto. (Fotos: PASCOM PSLG)