Ituanos participam de homenagem a Mons. Paulo Florêncio em São Paulo
Compartilhe

A Paróquia do Divino Espírito Santo, no bairro Bela Vista, em São Paulo, celebra neste domingo (27/11) o cinquentenário da morte de seu antigo pároco, Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo. O Coral Vozes de Itu, a Academia Ituana de Letras e a Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux participam das homenagens.

Paulo Florêncio nasceu em Cabreúva, viveu a infância e juventude em Itu e ingressou no clero paulista aos 15 anos. Notabilizou-se como historiador, deixando cerca de trinta títulos sobre história regional e história da Igreja em São Paulo. Foi membro benemérito do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e fundador do Instituto Paulista de História e Arte Religiosa.

Mons. Paulo Florêncio da Silveira Camargo (1896-1972) é autor da história da cidade de Santana de Parnaíba, de biografias do cacique Tibiriçá e do padre Bartolomeu Taddei, que lhe despertou a vocação religiosa. Sua obra mais importante é “A Igreja na História de São Paulo”, em sete volumes e cerca de 1.700 páginas, editada em 1954 por ocasião do quarto centenário de fundação da cidade.

Missa, concerto e lançamento de livro

As comemorações deste domingo (27) terão início com uma missa, às 18h, presidida pelo atual pároco, padre Valmir Neres de Barros. Logo após a missa, haverá homenagem ao Mons. Paulo Florêncio com a participação de pesquisadores da Biblioteca História Padre Luiz D’Elboux, da Igreja do Bom Jesus, da Academia Ituana de Letras (ACADIL) – da qual o homenageado é patrono da Cadeira 09 – e do Coral Vozes de Itu, que cantará durante a celebração religiosa e durante a homenagem, num concerto especialmente preparado com repertório ligado à vida e à obra do Mons. Paulo.

Na ocasião, será lançado também o volume II da coleção Patronos da ACADIL, dedicado ao pesquisador, com texto inédito sobre a história de Itu e sobre o fundador de São Paulo, padre José de Anchieta.

A cerimônia contará também com a presença de familiares do Mons. Paulo e do acadêmico Waldemar Alves de Camargo, ocupante da Cadeira 09 da ACADIL e um dos biógrafos do Mons. Paulo Florêncio.

A Igreja Divino Espírito Santo fica na rua Frei Caneca, 1047, na Bela Vista, em São Paulo.