ASPABI e “A Federação” lançam 3ª edição de Cerveja Artesanal

Um grupo de “cervejeiros voluntários” iniciou nas últimas semanas a produção da 3ª edição da Cerveja Artesanal “Pavlvs”, em prol da Associação São Paulo da Boa Imprensa (ASPABI), mantenedora do jornal “A Federação”. As vendas antecipadas têm início em breve e a entrega está prevista para dezembro.
A Cerveja Artesanal “Pavlvs” foi criada em 2020, como forma de arrecadar fundos para os projetos da ASPABI e do jornal “A Federação”. A iniciativa é de um grupo de cervejeiros amadores e o nome da cerveja é uma homenagem a São Paulo, santo padroeiro da comunicação e também da ASPABI.

Nesta 3ª edição, estão sendo produzidos um total de 160 litros de dois tipos de cerveja: Kolsch, cerveja de origem alemã, com notas de frutas e lúpulo, considerada limpa, equilibrada e refrescante; e Witbier, cerveja de origem belga que leva maltes de cevada e de trigo, além de coentro e casca de laranja, conferindo um sabor cítrico e baixo amargor.
As etapas iniciais de produção da cerveja – brassagem, recirculação, lavagem dos grãos, fervura e resfriamento – aconteceram nos últimos sábados, 29/10 e 05/11, sendo um dia para cada tipo de cerveja. Agora, as cervejas estão passando pelos estágios de fermentação e maturação – que demoram vários dias – até que fiquem prontas para serem envasadas nas garrafas.

O trabalho de produção é todo realizado pelos “cervejeiros voluntários”, com apoio e parceria de empresários do setor cervejeiro da região. Nesta edição, a produção conta com a parceria de Chima’s Beer e Sétimo Copo, cujos proprietários também se engajaram como voluntários.
Vendas em breve
A 3ª edição da Cerveja Artesanal “Pavlvs” será comercializada em kits com duas garrafas de 600ml, sendo uma Kolsch e uma Witbier, em embalagem acartonada, uma ótima opção para presente de final de ano. As vendas antecipadas devem começar em breve e poderão ser feitas pela internet ou presencialmente.
A entrega dos kits da Cerveja Artesanal “Pavlvs” está prevista para o dia 10 de dezembro. Os valores arrecadados com a venda da cerveja serão investidos para aprimorar o trabalho no jornal e em novos projetos da ASPABI, como ocorreu em anos anteriores, com a compra de equipamentos e implantação do novo site de “A Federação”.
Saiba mais:
- Veja neste link matéria completa sobre o início da produção da cerveja tipo Kolsch, as etapas de produção de uma cerveja e um pouco sobre as primeiras edições da Cerveja Artesanal “Pavlvs”.
- Neste link, saiba como foi o início da produção da cerveja tipo Witbier, a relação histórica da Igreja com a produção de cerveja e as recomendações de um bispo sobre o consumo consciente de bebidas alcoólicas.
- Relembre o Especial “A Igreja e a cerveja: uma santa união!”, lançado pelo jornal “A Federação” em 2020.