Rotary: realizações importantes pelas crianças
Compartilhe

Ao se aproximar o Dia das crianças, o Rotary Club de Itu realizou duas importantes ações em prol delas. Em setembro, ocorreu a segunda edição do Ver Melhor – projeto de cunho local – quando seis crianças do Centro Promocional Madre Teodora, de Itu, – que foram observadas com déficit de aprendizado por motivos oftalmológicos – foram assistidas com consultas e exames médicos e receberam seus primeiros óculos. O projeto Ver Melhor é uma iniciativa do Rotary Club de Itu. Sua realização, entretanto, se dá a várias ou muitas mãos. E corações. Professores e diretores detectam alunos que apresentam dificuldade de visão. Cada criança, acompanhada do seu respectivo responsável, é levada, por um rotariano, ao consultório de um dos médicos oftalmologistas parceiros e em seguida a óticas também parceiras. Esses caros e tão importantes parceiros doam, com muita cumplicidade e carinho, as consultas, os exames e os óculos. Um simples e inevitável sorriso de cada criança ao colocar seus óculos, traz muito mais que um pagamento. Irradia a felicidade que contamina todos que participam do projeto. A reunião festiva do mês de setembro do Rotary Club de Itu foi dedicada a homenagear os profissionais médicos Dra. Cassiana Hermann Pisanelli, Dr. Claudionor Barbato, Dr. Fernando Henrique Ramos Amorim e Dra. Maria Elisabeth Mota e, também, os empresários Sr. Carlos Eduardo Cardeal Santoro da Ótica Duílio, Sr. José Leocádio Ximenes da Ótica Exata, Sra. Lucia Helena Louzada Vieira da Ótica Requinte e Sra. Renata Bernardino de Moraes da Optica OPT. Acesse este link e viva a felicidade das crianças agraciadas: https://www.facebook.com/www.cemteodora.com.br/videos/1228367664403072
E, no dia 08 de outubro, o clube recebeu em sua sede membros da sociedade que colaboraram para a campanha Polio End Now, que numa tradução livre poderíamos dizer “Acabar com Poliomielite Imediatamente”. Esses amigos adquiriram kits de cerveja artesanal rotulada com o tema da campanha. E, aproveitando a oportunidade, rotarianos e colaboradores tiveram um grande momento de companheirismo com um churrasquinho que ajudou a incrementar a arrecadação.
A poliomielite é uma doença altamente infecciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos. O Rotary envolveu-se e comprometeu-se em trabalhar pela erradicação da Poliomielite há mais de 35 anos. Embora não haja cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina, que foi usada pelo Rotary e seus parceiros para imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças no mundo inteiro. O Brasil recebeu o certificado de eliminação do vírus em 1994. Todavia, ainda há resquícios pelo mundo e a baixa adesão à vacina representa risco real do retorno da doença. Como resultado do evento U$ 500.00 (R$ 2695,00 na conversão pelo dólar rotário de out/22) resultante da Campanha Polio End Now serão doados à Fundação Rotária, braço financeiro do Rotary que, dentre outros trabalhos, junto com seus parceiros suporta a vacinação onde quer que ela se faça necessária.