Oração: o caminho para intimidade com Deus
Como cristãos, não estamos envoltos em uma arredoma de vidro e isolados da sociedade, pelo contrário, estamos inseridos e vivemos o cotidiano de uma sociedade pós-moderna que nos apresenta inúmeros caminhos. Uns bastante sedutores, outros nem tanto, mas são caminhos em sua maioria pagãos, que nos desviam do caminho que Cristo deixou para nós trilharmos.
Perante tudo o que está ao nosso redor, muitas vezes sentimos medo de enfrentar os desafios da vida e do convívio social, é nessa hora que entra a nossa espiritualidade, como grande ferramenta para vencer as nossas limitações, fraquezas e misérias.
Precisamos de algo que esteja além de nossa capacidade física e mental, precisamos da oração, este diálogo íntimo com Deus, que nos capacita a fortalecer nossa fé e nos da o vigor necessário para caminhar nesta hodierna sociedade. É pela oração que formamos uma vida orientada por Deus, pois através dela nós falamos com Deus e o ouvimos.
Devemos rezar com a vida, com a nossa vida, transformando todos nossos atos em uma perfeita e contínua oração, pois ao nos aprofundar na Palavra de Deus, começamos a transmiti-la e nossa vida passa ser uma oração para nossos irmãos. Na oração, não devemos fazer barganhas e nem recitar palavras difíceis, mas orar a Deus com o coração sincero reconhecendo que somos pequenos perante a grandeza do Pai.
Não devemos rezar, pedindo a Deus que realize o que desejamos com prazos, o tempo de Deus é muito diferente do nosso, pois muitas vezes se passamos por uma dificuldade, é porque Deus tem um proposito para nós e aquele momento possa ser para nossa conversão, por isso, rezar com o testemunho e realidade da nossa vida e não de forma alienada, pedindo algo inconcebível.
Devemos rezar pedindo para Deus, que nos dê condições para conseguirmos suportar as dificuldades e não perder nossa fé ao caminhar por elas. Mas não só pedir, também rezar para agradecer a Deus por tudo que ele nos tem dado, principalmente pelo dom da nossa vida e por tudo que nos cerca.
A oração é algo que alavanca o mundo, pois através dela é que nossas ações são guiadas pelo Espírito Santo, que nos capacita a agirmos e termos atitude perante os obstáculos e dificuldades à nossa frente.
Maria é o exemplo de oração para nós, ela rezou quando o Anjo lhe fez o Anúncio da encarnação do Verbo Divino e rezou aos pés da Cruz quando seu filho estava sendo morto, estava em oração com os apóstolos em Pentecostes. Maria é para nós cristãos a imagem da vida contínua de oração.
Neste mês missionário, somos convidados a rezar pela nossa Igreja, pois a Igreja é a Missão. Rezemos por nossos padres, diáconos, pelos leigos, pelas pastorais e movimentos, pelas nossas comunidades e paróquias. Rezemos por nossa família e pelo povo brasileiro.
Rezemos!