A Igreja celebra hoje os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael
A Igreja celebra São Miguel Arcanjo nesta quinta-feira (29/09) que, junto com São Rafael e São Gabriel, são venerados como os Três Arcanjos de Deus, “guerreiros e guardiões dos Céus, e protetores dos cristãos”. Nas paróquias de Itu, haverá celebrações especiais pela data.
A partir da reforma do calendário dos santos promovida pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo (e também de outras religiões) no dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas São Miguel.
A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores junto a Deus, além de serem protetores em nossas dificuldades. Na festa dos Arcanjos em 2021, o Papa Francisco recordou a importância dos anjos nas nossas lutas na vida diária:
Há sempre dificuldades que nos dividem, que semeiam o mal. É por isso que rezamos a São Miguel, para que sempre derrote o diabo, porque é ele quem causa divisão, quem semeia inveja. A Bíblia o diz claramente: por causa da inveja, o diabo entrou no mundo.
E, com simplicidade, demos graças a Deus: agradecemos porque Ele nos dá a companhia de nosso anjo que nos acompanha na vida. Agradecemos também porque Ele nos dá este ‘general’, que é São Miguel, que luta com o exército para vencer a batalha final.
Programação em Itu
Várias paróquias e comunidades de Itu terão missas e celebrações nesta quinta (29), em honra aos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.
Na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, haverá missa em honra a São Miguel às 19h30, marcando o encerramento da Quaresma de São Miguel: 40 dias de oração pessoal, orientadas pelo pároco, padre Ton, por meio de transmissões diárias pela internet.
Na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, haverá Missa Solene às 19h30, seguida de Procissão em torno da Praça Padre Miguel, encerrando as celebrações de São Miguel, que se iniciaram com a Novena, no último dia 20.
A Paróquia Sagrada Família, a Missa dos Arcanjos acontecerá às 19h30, na Comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração, no Pirapitingui. Também será feito o encerramento da Quaresma de São Miguel, quarenta dias que os fiéis dedicaram à oração e à penitência.
Na Igreja Matriz São João Batista, será celebrada às 19h30 a Missa de Avivamento ou Missa por Cura e Libertação, marcando a Festa dos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael, e o encerramento da Quaresma de São Miguel Arcanjo, realizada por muitos fiéis ao longo de quarenta dias.
Na Igreja Matriz São José haverá Missa Solene aos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael às 19h. A missa também será em Ação de Graças pelo aniversário de 34 anos de construção da Igreja Matriz e instalação da paróquia. Após a missa, haverá o bolo de São José para os fiéis presentes.
Na Igreja Matriz São Judas Tadeu, a Solenidade de São Miguel será celebrada às 19h, encerrando a Novena em honra ao Arcanjo.
Na Igreja Matriz São Luís Gonzaga, a Missa dos Santos Arcanjos será às 19h30, marcando também o encerramento da Quaresma de São Miguel, orientada pelo pároco, padre João Renan, por meio de momentos diários de oração e reflexão, transmitidos pelas redes sociais da paróquia.
Conheça um pouco mais a tradição dos Três Arcanjos
Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são “mensageiros dos decretos divinos” aqui na Terra.
Miguel, que significa “ninguém é como Deus”, ou “semelhança de Deus”, é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.
Gabriel significa “Deus é meu protetor” ou “homem de Deus”. É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Na sua página, descrevemos com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia . Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, até mesmo no islamismo.
Rafael, cujo significado é “Deus te cura” ou “cura de Deus”, teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós, passagem que pode ser lida na página dedicada a ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.
(Com informações do site ucdb.br )