Bicentenário da Independência do Brasil: a Igreja reza pela paz entre todos os brasileiros
Compartilhe

Nesta quarta-feira, dia 7 de setembro, completaram-se 200 anos da Independência do Brasil, proclamada por Dom Pedro I, em 1822. A Igreja também lembrou essa data tão importante para o povo brasileiro, pedindo especialmente pela paz entre todas as pessoas.

Na terça-feira (6), o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, divulgou um vídeo com uma reflexão sobre o 7 de setembro e a comemoração do bicentenário da independência do Brasil. Para ele, a data convoca a cultivar a coragem cristã que é alicerce para o exercício da cidadania. “Coragem essencial para darmos passos novos na consolidação de uma independência sonhada há duzentos anos, mas que para se efetivar exige e a dedicação de cada pessoa”, disse.

Veja a íntegra da mensagem do presidente da CNBB neste link.

 

As celebrações nas paróquias 

Em Itu, várias paróquias e comunidades lembraram da data em suas celebrações, pedindo pela paz em todo o país. Na Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro, a “Missa para a Pátria” foi celebrada às 7h pelo pároco, padre Fernando. Um pequeno altar foi montado com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, o quadro de Padre Bento, o “Apóstolo da Caridade”, e a Bandeira brasileira (foto em destaque; crédito: PASCOM PSHSL).

Na Paróquia Sagrada Família, a “Missa pela Pátria” foi celebrada nas comunidades Nossa Senhora Aparecida, São Francisco de Assis (Portal do Éden) e Santa Isabel.

Na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, a comemoração da Independência do Brasil foi lembrada na missa do meio-dia, celebrada pelo pároco, padre Francisco Carlos, e concelebrada pelo Frei Henrique Moreto OSA, com a presença dos diáconos Paulo Halter e Tadeu Italiani.

Na Igreja Nossa Senhora do Carmo, a “Missa de Ação de Graças pelo Povo Brasileiro” foi celebrada às 18h, pelo frei Rothmans.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, os 200 anos da Independência do Brasil foram lembrados na Missa das Famílias, celebrada pelo pároco, padre Ton. Ao final da missa, durante a bênção do Santíssimo Sacramento, a Bandeira Nacional foi colocada junto ao altar.

Abaixo, imagens da Missa das Famílias, na Paróquia Aparecida.

(Fotos: Dirce Silva / PASCOM PNSA)