Mês Vocacional: “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”
Compartilhe

Mantendo a tradição de, em cada domingo do Mês Vocacional, celebrar uma vocação específica, a Igreja Católica celebra neste domingo (14/08), a vocação matrimonial. Neste período, as paróquias e comunidades realizam a Semana da Família, que este ano tem como tema “Amor Familiar, vocação e caminho de santidade”.

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar, integrante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), motiva a celebração da vocação à vida familiar em todas as paróquias e comunidades, com a reflexão de temas importantes para a compreensão do chamado que é feito a cada um. Especialmente nesta semana, somos chamados a agradecer pelo dom da família, compreender a importância de testemunhar o amor de Cristo e pedir a Deus que cada família possa viver sua vocação à santidade na Igreja.

A Semana Nacional da Família 2022, que começa a ser celebrada a partir deste segundo domingo de agosto, propõe a reflexão em torno do tema: “Amor Familiar, vocação e caminho de santidade”, em sintonia com o tema do X Encontro Mundial das Famílias, realizado em junho, e do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, marcado para o final de agosto em Governador Celso Ramos (SC).

Refletindo sobre o tema, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias, padre Crispim Guimarães dos Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (da CNBB), lembra que “a santidade das famílias não é a santidade dos anjos e arcanjos. É a santidade do dia a dia, isto é, do cotidiano e na família. Famílias possuem suas quedas, mas se dão os momentos de reerguimento. É justamente esse ponto que carece vir à tona. Não devemos apresentar um ideal de santidade inatingível, pois é claro que as famílias irão se dispersar da Igreja. As realidades das famílias feridas sejam acolhidas pela Igreja, como lembra o Papa Francisco – ‘A Igreja como hospital de campanha’ – e estas famílias feridas se sintam Igreja”.

Segundo o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral Vida e Família da CNBB, dom Ricardo Hoeper, a Semana Nacional da Família propõe um itinerário vivencial: o amor familiar gerando frutos de comunhão, participação e missão. “Que a Sagrada Família nos impulsione, cada vez mais, a sermos uma Igreja ‘Família de famílias’, onde todos nos sintamos chamados a construir um caminho da ‘Alegria do Evangelho’ na ‘Alegria do Amor’”, destacou dom Hoeper.

Veja a programação da Semana da Família nas paróquias de Itu neste link.