29 de Julho – Ano de 1922
Aos Ytuanos
Uma homenagem justa
Ytuanos. A 16 de Agosto próximo passa-se o 71º anniversario da morte do eminente brasileiro e benemérito ytuano Conselheiro Francisco de Paula Souza e Mello.
Foi Paula Souza e Mello um dos mais ardorosos paladinos da causa da Independencia do Brasil; foi devido ao fulgurante talento e patriotismo desse seu illustre filho que Ytú, este nosso querido berço, conquistou lugar de destaque na historia da nossa emancipação política. E hoje, quando a nossa grande, bella e querida Patria se prepara a commemorar condignamente o centenario de sua independencia, nós os ytuanos, filhos da terra de tão gloriosas tradições, filhos da terra de Paula Souza e Mello, não podemos, não devemos nos conservar indifferentes ante tão faustoso acontecimento; não podemos, não devemos deixar no esquecimento o nome desse eminente filho desta terra, que tão efficaz e tenazmente trabalhou pela consecução dessa idéia nobre e patriotica.
Rendamos, pois, um preito de justa e merecida homenagem a memoria desse benemerito ytuano, cujas cinzas repousam esquecidas em antigo e abandonado cemiterio desta terra.
Ytuanos, O Gremio Literario Conselheiro Francisco de Paula Souza e Mello quer nesse dia render essas justas homenagens á memória desse seu eminente Patrono e benemérito ytuano, porem para isso elle pede e conta com o vosso valioso auxilio; e assim, acolhido gentilmente pela nobre e patriotica imprensa da nossa terra, auxiliado pelos corações nobres e generosos, poderá elle cumprir essa missão que o patriotismo e o dever nos impõem.
Mais ainda, Ytuanos – nesse dia aqui deve chegar uma commissão do Instituto Historico e Geographico do Estado em visita ao tumulo desse grande brasileiro e benemérito ytuano e nós precisamos mostrar aos illustres membros desse culto e patriótico Instituto que nós, os ytuanos de hoje, nos mostramos dignos herdeiros da herança deixada dos nossos antepassados, que nós sabemos tambem render a esses varões illustres que tanto encheram de glorias o nome de nossa terra, as homenagens e o culto de veneração de que se tornaram dignos.
Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.