Seminaristas: a missão como caminho para o sacerdócio
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida sediou, entre os dias 3 e 8 de julho, a 7ª Semana Missionária dos Seminaristas (Semise) da Diocese de Jundiaí. Os 42 seminaristas que se preparam para o sacerdócio conviveram por 5 dias com as comunidades da paróquia, participando ativamente de seu cotidiano e de suas atividades.
A Semise é realizada anualmente há sete anos, cada ano em uma paróquia da Diocese. Aproveitando o período das férias escolares, os seminaristas têm a oportunidade de participar mais ativamente da vida das comunidades, exercitando o aspecto missionário de sua vocação e convivendo mais intensamente com seus irmãos de caminhada.
Abaixo, acompanhe imagens dos principais momentos da 7ª Semise. (Fotos: Seminaristas / Paroquianos / PASCOM PNSA)
Abertura
A 7ª Semise teve início no domingo, dia 3, com a Missa de Abertura celebrada pelo bispo, Dom Vicente Costa, atual administrador eclesiástico da Diocese de Jundiaí. Padre Ton Ferreira, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, concelebrou a missa e conduziu o primeiro momento de formação dos seminaristas, ocorrido logo após a missa, com o tema “Futuro presbítero: chamado a ser discípulo missionário”.
Formação e visitas
Durante a semana, os seminaristas tiveram dias bastante ocupados! Logo pela manhã, missa e Oração das Laudes, seguida de um momento de formação conduzido por um sacerdote. Acompanhados por paroquianos, os seminaristas seguiram, de dois em dois, para visitas previamente agendadas nas casas, comércios e empresas, para rezar e abençoar as pessoas e também levar a comunhão aos doentes assistidos pela paróquia. Ao retornar, rezavam a Oração do Angelus e almoçavam no salão da igreja. Na parte da tarde, os seminaristas retomavam as visitas. Puderam também fazer a experiência de visitar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e escolas do bairro.
Acolhida e convivência
Aspectos importantes da Semise são as relações humanas estabelecidas. Desde a acolhida das famílias da paróquia aos jovens que foram recebidos em suas casas nesses dias, a convivência entre os seminaristas e as pessoas das comunidades foi fundamental para os objetijos da semana.
A Semise possibilitou também a convivência dos seminaristas com os jovens da paróquia, possibilitando troca de experiências e construção de novas amizades. Um passeio ao Parque Maeda, na quinta-feira, também contribuiu para a convivência mais intensa e rica entre os próprios seminaristas.
Nas comunidades
No período da noite, os seminaristas participaram de atividades das comunidades da paróquia. Na segunda, catequeses com adultos na Matriz e nas comunidades Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Desatadora dos Nós e São Roque. Na terça, a procissão luminosa pelas ruas da paróquia, da Comunidade Nossa Senhora de Fátima até a Matriz Nossa Senhora Aparecida. Na quarta, os seminaristas participaram da Missa da Família, onde puderam ouvir testemunhos de famílias que colaboram na comunidade e que os acolheram nesses dias da Semise.
Na quinta, foi o dia de montar e distribuir as cestas básicas para as famílias assistidas pela paróquia. Um grupo de seminaristas ajudou a preparar e distribuir as marmitas que toda semana são entregues aos irmãos em situação de rua, junto com o grupo Voluntários do Bem.
Visita ao Santuário
Na sexta-feira, padre Ton acompanhou os seminaristas numa visita ao Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, na igreja do Bom Jesus, no centro da cidade, onde tiveram uma catequese com o padre ituano Luís Ricardo Graccio, que contou a história do Santuário e também sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Também na sexta-feira, os seminaristas fizeram a avaliação da Semise, com a presença de Dom Vicente, do padre Ton Ferreira, anfitrião, do padre José Paulo, diretor espiritual do Seminário, e também do padre Lupércio, reitor do Propedêutico e do Curso de Filosofia.
Encerramento
O encerramento da 7ª Semise aconteceu na noite de sexta-feira (08/07), com a Santa Missa presidida por dom Vicente Costa, que na ocasião ouviu os testemunhos de famílias que acolheram os seminaristas e outras que receberam suas visitas durante a semana.
Para padre Ton, “os frutos da 7ª Semise já estão sendo colhidos na paróquia Nossa Senhora Aparecida, pois foi uma semana de muitas graças, tanto para os seminaristas quanto para toda a comunidade. E temos a certeza que colheremos muitos mais frutos pois, com diz o tema que nos foi proposto, ‘Deus habita esta cidade e nós somos a suas testemunhas’”.