Pastoral da Criança: 35 anos de amor e cuidado
Compartilhe

Um “encontrão” com a presença de cerca de 150 coordenadores e líderes, realizado no último domingo (03/07) na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, marcou o aniversário de 35 anos da Pastoral da Criança na Diocese de Jundiaí. Ao longo dessa jornada, muitos desafios e conquistas, e também a certeza de que o amor e o cuidado com as crianças mais fragilizadas estão em perfeita sintonia com os valores do Evangelho.

No Encontro, estiveram presentes o médico Nelson Arns Neumann e sua filha Natali, filho e neta da também médica Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança no Brasil, que morreu vítima do terremoto no Haiti, em 2010. Também participou o grupo de jovens COJAPA, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, realizando uma apresentação teatral.

O evento foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Administrador Apostólico, Dom Vicente Costa, e concelebrada pelo padre Ton Ferreira e pelo padre Erly, assessor da Pastoral da Criança do estado de São Paulo. Estiveram presentes também os diáconos Valdeci, Carlos Alberto e Raimundo.

A Pastoral da Criança na Diocese de Jundiaí foi fruto do gesto concreto da Campanha da Fraternidade 1987, cujo tema foi “Quem acolhe o menor, a mim acolhe”. No processo de implantação da Pastoral, teve importância fundamental o casal ituano Donato e Erothedes Ferrari. “Thede”, como era conhecida, foi uma das primeiras coordenadoras diocesanas.

Atualmente, a Pastoral da Criança está presente nos onze municípios que compõem a Diocese de Jundiaí. Acompanha mensalmente 1.116 crianças de 0 a 6 anos de idade e 63 gestantes em 33 paróquias e 59 comunidades da Diocese, contando com 142 líderes comunitários e equipes de apoio.

A Pastoral da Criança em Itu

Até meados de 2019, a Pastoral da Criança na cidade de Itu estava presente somente na Paróquia São José. Durante a pandemia, o trabalho foi iniciado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e agora está sendo implantado na Paróquia São Cristóvão. A equipe de coordenação trabalhar para implantar a Pastoral em outras paróquias da cidade.

A Pastoral da Criança realiza visitas domiciliares às famílias mais vulneráveis, acompanhando o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos e as gestantes. Segundo Helen Tibúrcio, coordenadora da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, atualmente a cidade tem mais de 3.600 crianças em situação de vulnerabilidade. Dessas, 49 são acompanhadas pela Pastoral da Criança, além de três gestantes. “Nossa maior preocupação são os primeiros mil dias de vida da criança e a qualidade de atendimento que a cidade está proporcionando para as crianças e para as gestantes: pré-natal, medicamentos e vacinas disponíveis”, explica Helen.

A Pastoral da Criança realiza também reuniões com as mães, com rodas de conversas e a Celebração da Vida. Nesses momentos, procura-se desenvolver nas mães a importância do cuidado com a criança, como, por exemplo, manter as vacinas em dia.

Abaixo, imagens do Encontro dos 35 anos da Pastoral da Criança na Diocese de Jundiaí.

 

Álbum 01

(Fotos: Pastoral da Criança)

Álbum 02

(Fotos: DIrce Silva / PASCOM PNSA)