Encontro Mundial das Famílias segue até domingo
Compartilhe

Teve início na quarta-feira (22/06), o 10º Encontro Mundial de Famílias, em Roma. O Encontro segue até domingo (26/06) e pode ser acompanhado pela internet.

Delegados das Conferências Episcopais de todo o mundo, bem como representantes dos movimentos internacionais envolvidos na pastoral familiar estão presentes em Roma para o Encontro. Em cada diocese do mundo também estão sendo realizados eventos semelhantes, para favorecer a participação de um maior número de famílias.

O Festival das Famílias marcou a abertura do Encontro na última quarta-feira. O evento contou com a presença do Papa Francisco e apresentou o testemunho de famílias de diversas partes do mundo, sobre suas dificuldades e as formas com as enfrentaram. O Papa Francisco falou às famílias e destacou a importância de “olharmos sempre para o Céu”. Veja neste link.

Na quinta-feira (23/06), teve início o Congresso Teológico Pastoral, que prossegue nesta sexta-feira. Com cinco conferências principais e diversas mesas redondas, o Congresso discutirá questões pastorais prioritárias para as Igrejas particulares. Dois casais brasileiros foram convidados para participar desse momento, apresentando suas experiências.

Neste sábado (25/06), acontece o encontro das famílias com o Papa Francisco, com a Missa na Praça de São Pedro. A cerimônia terá início ao meio-dia (horário de Brasília), com transmissão pelas redes sociais da Diocese de Roma, pelo site oficial do Encontro, pelo portal Vatican News.

No domingo (26/06), às 7h (horário de Brasília) as famílias também acompanharão a oração do Angelus, encerrando o evento.

Beatos esposos: os patronos do Encontro

Os Beatos Luigi e Maria Beltrame foram escolhidos como patronos do 10º Encontro Mundial das Famílias. Eles são o primeiro casal beatificado pela Igreja Católica. Tiveram quatro filhos, os quais se tornaram um monge beneditino, um padre trapista, uma monja beneditina e uma leiga consagrada, hoje considerada Venerável pela Igreja.

O compromisso de Luigi e Maria não terminou simplesmente em acolher e educar seus filhos. Foram dedicados ao serviço e ao Bem Comum desde o início de seu casamento. Os dois cônjuges eram integrantes da Ordem Terceira Franciscana, muito ativos no escotismo e engajados na Ação Católica. Luigi trabalhava como advogado para o Estado, Maria escrevia livros. Uma família que incorpora plenamente o tema que o Papa Francisco queria para este 10ª Encontro Mundial das Famílias: “Amor em família, vocação e caminho de santidade”.