Desfile do Divino celebra tradição em Itu
Compartilhe

Cerca de 1200 pessoas participaram do tradicional “Desfile do Divino” na manhã do último sábado (04/06), pelas principais ruas do centro da cidade. O evento resgata importante tradição na cidade e está sendo retomado após dois anos de interrupção por conta das restrições impostas pela pandemia. 

O desfile contou com alas específicas que seguiram o Andor do Divino, os fiéis da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, o grupo da Melhor Idade de Itu – que desfilou carregando o troféu de terceiro colocado recém conquistado nos Jogos da Melhor Idade (JOMI), equipe de alunos, professores e monitores da Secretaria de Educação e o grupo da Folia de Reis que antecedeu o carro de bois e os cavaleiros. O prefeito Guilherme Gazzola, o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos, César Calixto, o secretário municipal de Educação, Plínio Bernardi, e demais secretários e diretores municipais prestigiaram o evento.

“É uma grande alegria poder preservar a tradição do Desfile do Divino e reunir tantas pessoas após os dois anos de pandemia, quando o evento precisou ser cancelado” comentou o secretário de Turismo, César Calixto. “Podemos perceber um verdadeiro sentimento de união entre todos os presentes que acolhem os sete dons do Divino Espírito Santo que são fortaleza, sabedoria, entendimento, ciência, conselho, piedade e temor de Deus”, descreveu.

De acordo com a organização, aproximadamente 1200 mil pessoas participaram do desfile que teve início na Rua Barão do Rio Branco, seguindo pela Rua Santa Rita, Rua Sete de Setembro, finalizando com a benção do Padre Salathiel de Souza em frente à Igreja da Matriz. Durante o percurso foram distribuídos cerca de seis mil pães abençoados pelos padres da região e lembrancinhas em alusão à data. Os colaboradores da Eppo Ambiental fizeram a diferença garantindo a limpeza das vias logo após a passagem do Desfile (fonte: Assessoria de Imprensa PETI)

Na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, as festividades do Divino Espírito Santo contaram com Tríduo, Missa Solene e Procissão. Veja a matéria neste link.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, foi realizada a Missa da Vigília de Pentecostes. A luz das velas de cada pessoa iluminou toda a igreja. Veja a matéria neste link. 

Na Comunidade Divino Espírito Santo, no Jardim América, a celebração de Pentecostes aconteceu numa tenda montada especialmente nessa data. Veja matéria completa neste link.

Abaixo, imagens do Desfile do Divino.

(Fotos: Juliano Christofoletti)

(Fotos: Assessoria de Imprensa PETI)