Pe. Manoel Fernandez
Compartilhe

A 28 de março de 1949 chegava a Itu o padre Manoel Fernandez assumindo o ofício de superior da residência e responsável pela igreja do Bom Jesus. O seu irmão, também jesuíta, padre Victor já estava colaborando periodicamente na comunidade, pois o momento era delicado. O superior de então, padre Carrère, sofria de grave doença cardíaca e só contava com a colaboração de jesuítas que passavam pelo Bom Jesus, destinados a outras atividades, como os padres Faure e Godding. Além da deficiência de pessoal, a situação econômica era muito complicada, pois os jesuítas em Itu viviam de esmolas e espórtulas de missas. Por três meses ficaram só os dois irmãos na residência e, em maio, chegou o padre Agostinho Mendicute para fazer comunidade com eles.

Padre Manoel foi um superior empreendedor. Durante a sua estada na igreja do Bom Jesus foram feitas obras importantes de consertos na igreja. Sem recursos, conseguiu a doação de telhas e materiais de construção das empresas da cidade. A mão de obra foi enviada pelas Irmãs de São José do Patrocínio. De Itaici vieram dois Irmãos Coadjutores da Companhia de Jesus para orientar os trabalhadores. Todo o forro antigo da igreja foi substituído por chapas de compensado, pintadas pelo artista italiano Virgílio Baglioni que também trabalhava decorando o Patrocínio. O altar foi pintado de branco e todo o ouro retocado; pinturas decorativas foram feitas nas paredes laterais da capela mor como se vê na foto. A iluminação elétrica também foi trocada.

A 26 de janeiro do ano seguinte o padre Manoel seguiu para São Paulo a fim de se submeter a cirurgia de cálculo na vesícula. Depois viveu por vinte e cinco anos em Itaici, como orientador espiritual da comunidade até a sua morte, em 1º de abril de 1976.

Igreja do Bom Jesus – Itu/SP

Manoel Fernandez nasceu em Vitória, na Espanha, a 16 de junho de 1894. Estudou na Escola Apostólica de sua cidade e se interessou pela Missão do Brasil. Entrou para a Companhia de Jesus a 2 de agosto de 1912 em São Paulo. Esteve como mestre no Colégio Anchieta entre 1918 e 1922. Depois seguiu para a Europa para a formação em Teologia. Foi ordenado sacerdote em Roma a 26 de julho de 1928.

Na primeira parte do seu trabalho apostólico atuou no Santuário do Coração de Jesus em de Santos, na igreja de São Gonçalo em São Paulo, na paróquia de Nossa Senhora da Assunção em Anchieta (ES), junto ao Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, no Colégio Santo Inácio no Rio de Janeiro e na missão de Diamantino (MT), onde foi pároco. A diversidade de lugares e atividades revela a sua disponibilidade para a atividade missionária.

Depois que saiu de Itu, o padre Manoel Fernandez não deixou de frequentar a cidade e colaborar na residência do Bom Jesus. A proximidade com Itaici e a presença de seu irmão construiu um vínculo forte com os ituanos.

Luís Roberto de Francisco
Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux”