27 de Maio – Ano de 1922
Festa do Divino
No dia 4 de Junho próximo será cellebrada nesta cidade a festa do Divino Espirito Santo, a qual se revistirá de grande brilhantismo.
Serão pregadores no tríduo o jovem sacerdote, revmo. sr. P. Paulo Florencio da Silveira Camargo, pertencente a uma das mais distinctas famílias ituanas; e no dia da festa o revmo. sr. P. Alberto Teixeira Pequeno illustrado reitor do Seminario Provincial de S. Paulo.
São festeiros os distinctos catholicos srs. João de Almeida Camargo, Ormindo de Almeida Camargo e Luiz de Almeida Silveira.
Visita á Nossa Senhora
Quinta feira ultima, dia da Ascensão do Senhor, pelas 9 horas da manhã reuniram-se na igreja do Bom Jesus as sras. Damas de Caridade com o seu respectivo distintivo e, encorporadas a grande numero de outras senhoras e senhorinhas, se dirigiram á capella da Santa Casa, precedidas pelo revmo. sr. P. Arthur Diniz, S.J. recitando o terço, e tendo á frente o estandarte de S. Vicente de Paulo.
Na Santa Casa foram as visitantes recebidas gentilmente pela exma. sra. Irmã Luiza Estanislau, muito digna Superiora daquella casa de caridade.
Na capella do estabelecimento o revmo. P. Diniz fez uma bella allocução referindo-se á viagem que os santos Reis magos fizeram para irem visitar a Jesus Menino no presépio. Em seguida as sras. cantoras da igreja do Bom Jesus cantavam a Ladainha que era devotamente respondida pelos assistentes, finalizando-se com a bençam do Santissimo Sacramento.
Apoz os actos religiosos, as visitantes, convidadas pela sra. Superiora, percorreram o edifício e chacra da Santa Casa, admirando a ordem e asseio que ali reinam.
Perdeu-se
um véo preto, novo, na igreja do Bom Jesus; pede-se a quem o tiver em seu poder, o obsequio de entregal-o nesta typographia.
Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.