Quem foi Madre Teodora?
Compartilhe

Madre Maria Teodora Voiron nasceu em Chambéry, França, a 06 de abril de 1835. Tendo sido aluna das Irmãs de São José em Chambéry, sentiu o chamado de Deus e, em 1852 deixou sua casa, e entrou para a vida religiosa consagrada.

Ainda na França, assumiu com grande empenho a missão de professora e depois diretora. Tudo o que fazia era com grande paixão e compromisso solidário. Em 1854 quando a “cólera morbus” matou muita gente, várias Irmãs foram voluntárias. Irmã Maria Teodora foi uma delas.

Em 1858 o Bispo Dom Antonio Joaquim de Melo, pede, na França, Irmãs para a educação feminina em Itu. Com alegria Ir. Maria Teodora e Ir. Serafina também dão o seu sim.

No dia 29 de março de 1859 iniciam mais uma etapa de sua itinerância missionária. Viajaram durante três meses antes de vislumbrar seu novo campo de missão. Chegando ao Rio de Janeiro no dia 24 de maio e em Itu 15 de junho de 1859.

O ardor missionário de Madre Teodora permeou todas as suas atividades. Foi grande empreendedora na área da educação. Fez expandir a missão das Irmãs preocupando-se com as meninas órfãs e filhas de escravos. Deu especial atenção aos doentes e idosos criando ou apoiando instituições que tivessem essa finalidade.

Faleceu em Itu, no dia 17 de julho de 1925 com fama de santidade. Seus restos mortais encontram-se na Igreja N. Sra. do Patrocínio em Itu. Em 18 de fevereiro de 1989 a Santa Sé declarou-a Venerável. Os devotos e o povo de Deus rezam e aguardam um grande milagre para sua Beatificação e Canonização.

Madre Teodora, ajude-nos a ter um coração sensível às necessidades de nossos irmãos e irmãs!

Saiba mais sobre a história de Madre Teodora e sobre seu processo de beatificação: madreteodoravoiron.com