Famílias se preparam para o encontro com o Papa em junho

Após o adiamento de um ano, por causa da pandemia, o 10º Encontro Mundial das Famílias será realizado este ano, em Roma, de 22 a 26 de junho. Em preparação para o evento, que terá atividades também nas Dioceses, os organizadores prepararam materiais para reflexão das famílias. “A Federação” inicia nesta edição a publicação desse material.

O Encontro Mundial das Famílias nasceu da vontade de São João Paulo II de que, em 1994, fosse celebrado na Igreja o “Ano da Família”, junto com o “Ano Internacional da Família”, declarado naquele ano pelas Nações Unidas. O 1º Encontro Mundial das Famílias foi realizado em Roma nos dias 8 e 9 de outubro de 1994, sendo desde então realizado a cada 3 anos em diferentes cidades do mundo. Em 2021, devido à pandemia do coronavírus, o 10º Encontro precisou ser adiado.

Diferente dos anos anteriores, o Encontro deste ano terá “uma modalidade multicêntrica e difundida”, como orientou o Papa Francisco. “Nos Encontros anteriores, a maior parte das famílias ficava em casa e o Encontro era visto como uma realidade distante, no máximo acompanhada pela televisão, ou desconhecida para a maioria das famílias. Desta vez, porém, será realizado com uma fórmula inédita: será uma oportunidade da Providência para proporcionar um evento mundial capaz de envolver todas as famílias que quiserem sentir-se parte da comunidade eclesial”, disse Francisco em sua mensagem especial sobre o Encontro Mundial das Famílias.
Dessa forma, famílias de todo o mundo poderão acompanhar o Encontro em Roma pelas transmissões ao vivo e participar de atividades que estão sendo preparadas pelas Dioceses.

Um caminho espiritual

A Diocese de Roma e o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que organizam o 10º Encontro Mundial das Famílias, prepararam recursos que podem ajudar as dioceses, movimentos, associações, a organizarem eventos, reflexões e encontros nas comunidades locais. Também podem ser utilizados pelas famílias, para suas reflexões em preparação ao Encontro.

Nessa perspectiva, foram produzidas sete catequeses sobre a família, pensadas como um acompanhamento ao evento de junho de 2022, um caminho espiritual a percorrer para chegar ao 10º Encontro Mundial das Famílias.
Cada catequese é acompanhada de um pequeno vídeo que ajuda a reflexão, a partir de pessoas concretas que contam histórias pessoais. São vídeos de cerca de 8 minutos, nos quais casais ou pessoas que vivem em Roma nos contam sua história.

O jornal “A Federação” inicia nesta edição a publicação das sete catequeses (veja a Catequese nº 1 abaixo), propondo às famílias realizar esse “caminho espiritual” de preparação para o 10º Encontro Mundial das Famílias, para estarmos “em sintonia com o que acontecerá em Roma”, como nos pede o Papa Francisco: “Trata-se de uma ocasião valiosa para nos dedicarmos com entusiasmo à pastoral familiar: esposos, famílias e pastores, todos juntos. Bom caminho rumo ao próximo Encontro Mundial das Famílias!”