Novos diáconos iniciam missão nas paróquias de Itu
Compartilhe

Os cinco novos diáconos ituanos foram ordenados na última semana, em Louveira, em cerimônia presidida pelo bispo diocesano, Dom Vicente Costa. Estêvão Scalet, Tadeu Italiani, Francisco de Oliveira, Luiz Demarchi e Raimundo Bezerra são agora diáconos permanentes da Igreja e iniciam suas atividades nas paróquias de Itu.

A cerimônia de ordenação aconteceu no dia 21 de abril, quinta-feira da semana passada, na Igreja São Sebastião, em Louveira. Estiveram presentes vários sacerdotes da Diocese de Jundiaí, entre eles os párocos das paróquias de origem dos candidatos de Itu: padre Francisco Carlos (paróquia Nossa Senhora da Candelária), padre Robinson (São Cristóvão), padre Juverci (São José) e padre Júlio de Freitas (São Judas Tadeu).

A Igreja São Sebastião ficou lotada para a cerimônia. Estiveram presentes os familiares e amigos dos neo diáconos, além de muitos fiéis das comunidades de origem de cada um deles. Junto com os diáconos ituanos, também foram ordenados quatro diáconos de Salto e dois diáconos de Louveira. A cerimônia também foi transmitida pelas redes sociais e permitiu que um grande número de pessoas acompanhasse o rito de ordenação.

O rito de ordenação

No início da cerimônia, Dom Vicente chamou nominalmente cada um dos candidatos ao diaconado, que responderam “Presente!”, significando sua disposição de receber o Sacramento da Ordem no grau de diácono. Na homilia, o bispo lembrou que o ministério diaconal está ligado ao serviço à Igreja, em três importantes dimensões: a Caridade, a Palavra e a Eucaristia.

Após a homilia, os candidatos foram chamados para perto do altar e foram apresentados oficialmente pelo padre Geraldo de Almeida, diretor da Escola Diaconal Santo Estevão e responsável pelo processo de formação dos candidatos. Conforme o rito, ele apresentou os candidatos ao bispo e deu seu testemunho de que eles são dignos de receber o ministério diaconal.

Em seguida, os candidatos responderam às perguntas de Dom Vicente, manifestando publicamente seu propósito de servir à Igreja como diáconos e prometendo obediência ao bispo e seus sucessores. Em sinal de total entrega a Deus, os candidatos se prostraram diante do altar, enquanto os fiéis cantaram a Ladainha de Todos os Santos.

Ao final da Ladainha, o bispo rezou a Prece de Ordenação e impôs as mãos sobre cada um dos candidatos. Em seguida, receberam as vestes próprias dos diáconos, trazidas por suas esposas. Junto com elas, receberam do bispo o Evangeliário – livro que contém as leituras do Evangelho destinadas às missas e celebrações – comprometendo-se a “crer no que ler, ensinar o que crer e viver o que ensina”.

Já como diáconos, foram apresentados e aclamados pelos fiéis e receberam os cumprimentos do bispo, dos sacerdotes e dos demais diáconos presentes. A celebração eucarística prosseguiu, já com os novos diáconos servindo ao altar.

Ao final da celebração, o diácono Estevão Scalet falou em nome dos novos diáconos, agradecendo o apoio de Dom Vicente e de toda a Diocese ao longo do processo de formação. Em seguida, os novos diáconos se consagraram ao Sagrado Coração de Jesus.

Abaixo, imagens da celebração.

60 novos diáconos na Diocese

As cinco ordenações diaconais que estão sendo realizadas na Diocese de Jundiaí encerram um período de seis anos de preparação na Escola Diaconal Santo Estêvão, onde os mais de cem candidatos iniciaram os estudos em Teologia, História da Igreja, Liturgia, entre outros temas. Ao longo desse período, foram acompanhados pelo bispo e por sacerdotes designados por ele para ajudar no discernimento da vocação de cada um.

Ao todo serão 60 novos diáconos que serão ordenados em cinco solenes Celebrações Eucarísticas. Quatro delas já aconteceram: na Igreja São Sebsatião, em Louveira, no dia 21 de abril, com a ordenação dos 11 novos diáconos de Itu, Salto e Louveira (regiões pastorais 4, 7 e 8); no dia 22 de abril, na paróquia Sagrado Coração de Jesus, também em Louveira, foram ordenados 10 novos diáconos das regiões pastorais 3, 4, 6 e 11; na paróquia São João Batista, em Jundiaí, no dia 23, com a ordenação de 11 novos diáconos das regiões 1 e 2; na paróquia São João Bosco, em Jundiaí, no dia 24 de abril, foram ordenados 13 novos diáconos das regiões 4 e 5.

A última das cinco ordenações está marcada para o próximo dia 15 de maio, em Santana de Parnaíba, na qual serão ordenados 15 novos diáconos das regiões pastorais 6, 9 e 10.

Apresentação e início de missão nas paróquias

Os novos diáconos Estevão Scalet e Tadeu Italiani foram apresentados à comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Candelária durante a Missa das 19h do último domingo (24/04). Celebrada pelo pároco, padre Francisco Carlos, a celebração também contou com a participação dos diáconos Francisco Moraes e Paulo Halter, já atuantes na paróquia. Na foto acima, os novos diáconos Estevão (à esq.) e Tadeu (à dir.) a serviço do altar na celebração presidida pelo padre Francisco Carlos (ao centro). Após a celebração, houve uma recepção festiva aos novos diáconos no Salão Paroquial. (Foto: Juliano Christofoletti)

Na Paróquia São Judas Tadeu, a Missa das 18h30 no Domingo da Misericórdia (24/04) marcou o início da missão diaconal do novo diácono Raimundo Bezerra Neto. A celebração foi presidida pelo pároco, padre Júlio, com a presença dos diáconos permanentes Bartolomeu e Marcos, que servem na paróquia. Na foto acima, o diácono Raimundo (à esq.) aparece auxiliando na missa celebrada pelo padre Júlio (ao centro), com o diácono Bartolomeu (ao fundo). Uma confraternização comunitária aconteceu após a celebração, no Salão Paroquial, celebrando a ordenação e o início de missão do novo diácono. (Foto: PASCOM PSJT)

O novo diácono Francisco Martins de Oliveira Filho, da paróquia São Cristóvão, foi apresentado oficialmente à sua comunidade no último sábado (23/04), na missa das 18h, celebrada pelo pároco, padre Robinson. Após a missa, os familiares e amigos do novo diácono se reuniram no Salão Paroquial para uma confraternização, marcando esse momento tão importante para a vida da paróquia. Na imagem, o diácono Francisco (à esq.) conduz a oração no início da confraternização. (Foto: PASCOM PSC)