Após obras, represa do Braiaiá volta à operação
Compartilhe

Na manhã da quarta-feira (27/04) o prefeito Guilherme Gazzola reuniu a imprensa de Itu, para a visitação nas obras da represa do Braiaiá, que desde o mês de janeiro, passa por obras após ter ocorrido o rompimento e sua barragem.
Com 10 metros de altura e uma extensão de 500 metros, a nova represa armazenará 40 milhões de litros, uma diferença de 24 milhões de litros a mais, tendo em vista que antes das obras, a represa armazenava apenas 16 milhões de litros.

Durante as obras, foram desassoreados 17m3 de terras e após essa etapa, várias minas de água foram descobertas e agora reforçam o volume de água armazenado. Já a barragem foi desenvolvida com o dobro de segurança, da barragem de Brumadinho (MG), tendo como base, a fatalidade que culminou com o rompimento da represa em janeiro. Neste anos de 2022, a represa do Braiaiá completa 101 anos e provem da microbacia do Ribeirão Braiaía, que tem como curso da água secundário o Córrego do Brás, localizado dentro da Fazenda Santa Marta no bairro Apotribu.

A captação de água para Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande, é de 110 litros por segundo. Segundo a assessoria de imprensa da CIS, a nova represa do Braiaía é responsável por 11% do volume distribuído na região central de Itu, e por 15% do volume de água tratada na ETA Rancho Grande, a qual é responsável por 80% do abastecimento de água tratada na região central de Itu.

De acordo com a assessoria, com as obras, a represa do Braiaiá passa a ser a quarta maior captação de água bruta de Itu. A primeira é o sistema Mombaça, que fornece 280 litros por segundo em qualquer época do ano, a segunda é o Fubaleiro (Taquaral), que fornece até 280 litros por segundo e a terceira é o sistema Pirajibu, com até 117 litros por segundo.

Durante a coletiva, foi possível presenciar a chegada da água que encherá a represa.