Colônia Ucraniana acolheu a Assembleia dos bispos do Paraná
Pela primeira vez na história do Regional Sul 2 da CNBB, a Metropolia Católica Ucraniana São João Batista acolheu a Assembleia dos Bispos do Paraná esta semana, entre os dias 13 a 15 de março. O episcopado paranaense se reuniu na Colônia Marcelino, em São José dos Pinhais (PR), para a primeira reunião do ano, quando avaliaram a caminhada pastoral da Igreja no Paraná e programaram as atividades do ano, entre outros assuntos.
A Assembleia teve início na tarde do último domingo, 13 de marco, com a Divina Liturgia (Missa no Rito Bizantino) na Paróquia Ucraniana Santíssima Trindade da Colônia Marcelino, presidida pelo arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana São Joao Batista, Dom Volodemer Koubetch, ladeado pelo Bispo da Eparquia Católica Ucraniana Imaculada Conceição, Dom Meron Mazur, e pelo arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Sul 2, Dom Geremias Steinmetz.
Para o padre Neomir Doopiat Gasperin, pároco da Paróquia Ucraniana Santíssima Trindade, acolher essa assembleia “é uma grande honra e um fato histórico e inédito para esta comunidade. A vinda dos bispos do Paraná significa para nós que o Espírito Santo está a nos abençoar e animar em nossa caminhada”.
O arcebispo de Londrina (PR) e presidente do Regional, dom Geremias Steinmetz, valorizou como “providencial” o momento junto da comunidade ucraniana. “Nesse momento da história, é importante estarmos junto à comunidade ucraniana, ouvir suas preocupações e até as lamentações, e também estar com os bispos ucranianos no Brasil”, disse dom Geremias.
Fonte: Portal CNBB