Testemunhar a alegria da fé: uma  vocação para as pessoas com deficiência

Na mensagem dirigida às pessoas com deficiência por ocasião do Dia Internacional a eles dedicado, o Papa Francisco nos lembra, citando a Gaudete e Exsultate, que todos nós temos uma vocação universal à santidade. No terceiro vídeo da série #IamChurch (Eu sou Igreja), algumas irmãs da Congrégation des Petites Sœurs Disciples de l’Agneau (“Congregação das Irmãzinhas Discípulas do Cordeiro”) falam da sua vocação religiosa e da sua vida cotidiana.
Morgane, Camille e Véronique, mulheres com síndrome de Down, repetem por várias vezes: “Je suis heureuse” (“Eu sou feliz”), desmistificando a ideia comum de que alguém que vive em condição de deficiência esteja fadado a uma vida de sofrimento. O Papa, na sua mensagem, escreve: “Jesus deseja que cheguemos à felicidade para a qual fomos criados. Quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa”.
Véronique, uma das freiras, afirma: “Amo a vida, e sou feliz na minha comunidade. Devemos guardar o sorriso para testemunhar e trazer à nossa volta uma mensagem de alegria.” A fé se torna, assim, missão de cada um, sem distinção.
A campanha #IamChurch é uma iniciativa do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, no âmbito do Ano “Família Amoris Laetitia”. É uma viagem através de cinco vídeos, à descoberta de mulheres e homens, tantas vezes vítimas da cultura do descarte, que, pelo contrário, testemunham uma humanidade sorridente, dinâmica e alegre: o rosto atraente da Igreja.
O jornal “A Federação” está publicando a cada semana uma das reflexões propostas pela campanha “#IamChurch” e pelos vídeos produzidos. No site do jornal, é possível assistir o vídeo das religiosas francesas, ver a íntegra da mensagem do Papa Francisco para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, assistir ao trailer e aos demais vídeos da campanha. Acesse: www.jornalafederacao.com.br