83 anos das Equipes de Nossa Senhora
Compartilhe

Uma missa celebrada pelo padre Ton, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, na última sexta-feira, dia 25 de fevereiro, marcou o aniversário de 83 anos das Equipe de Nossa Senhora (ENS). O movimento foi fundado na França, em 1938, pelo padre Henri Caffarel e se espalhou por todo o mundo. Em Itu, o movimento existe desde 1970. Hoje, entre as cidades de Itu e Salto, são 17 Equipes de Nossa Senhora, com 99 casais, 3 viúvas e 11 conselheiros espirituais (8 padres e 3 religiosas).

As ENS são um movimento de espiritualidade conjugal da Igreja Católica. Surgiu em 1938, a partir da busca de alguns casais franceses por orientação para sua vida espiritual. A primeira reunião aconteceu em Paris, em 25 de fevereiro de 1939, data que é considerada a criação do movimento. Aconteceu na casa de Pierre e Rozenn de Montjamon, com a presença de outros 3 casais e de padre Henri Caffarel.

As equipes são constituídas por casais cristãos, unidos pelo sacramento do Matrimônio, que aderem aos objetivos e aos métodos do Movimento. As ENS têm um carisma próprio, o da Espiritualidade Conjugal, uma forte orientação que conduz o casal a viver, no cotidiano, segundo a vontade de Deus, isto é, segundo os valores do Evangelho.

Antes de ingressarem, os casais que se interessam em participar do movimento, passam por uma fase de experiência comunitária, na qual é realizada uma catequese de iniciação no campo conjugal e comunitário, buscando valorizar as atividades feita em casal e levar os casais a escolher o caminho que lhes convier. Dessa forma, ao final da experiência comunitária, os casais podem decidir por ingressarem ou não nas ENS.

Foto de padre Caffarel ao lado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, durante a missa em comemoração aos 83 anos das Equipes de Nossa Senhora.

As ENS têm reuniões mensais, um momento privilegiado que permite a cada membro aprofundar sua vida de cristão graças à prece, à partilha, ao nível comunitário, num ambiente de caridade e amor fraternal. Os casais passam por uma formação contínua, com o objetivo de aprofundar seu conhecimento do espírito e dos métodos do Movimento. Nesse processo, passam por uma fase de iniciação à vida espiritual das ENS, uma fase da vida em equipe e uma fase de formação específica, voltada para os casais chamados ao serviço.

Todo casal equipista tem uma Missão Apostólica, fazer conhecer Deus e proclamar seu amor. Dessa forma, o casal equipista se sente chamado a participar da vida da Igreja em suas paróquias. São casais inseridos na Liturgia, na Catequese, na Crisma, no ECC, curso de noivos, Ministros Extraordinários da Comunhão e em diversas outras formas de participação e serviço à Igreja.

O Setor de Itu/Salto é formado por 17 Equipes de Nossa Senhora, cada equipe tem em média 6 casais e um sacerdote Conselheiro Espiritual ou uma Acompanhante Espiritual (Irmã).

Os casais que tiverem interesse em participar do movimento devem entrar em contato pelo e-mail ensitu.crs@gmail.com ou ensitu.expansao@gmail.com .

Casais das Equipes de Nossa Senhora, Setor Itu/Salto, presentes na missa em comemoração aos 83 anos do movimento.

 

Fonte: ENS Setor Itu/Salto

Fotos: PASCOM PNSA