CNBB 70 anos: comunhão, participação e missão
Compartilhe

 Tem início no próximo dia 6 de março as comemorações pelos 70 anos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Uma missa no Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida contará com a presença dos bispos integrantes da presidência da entidade, marcando o início das atividades do Jubileu dos 70 anos da Conferência e também a abertura simbólica da Campanha da Fraternidade. Vários eventos acontecerão até outubro, mês de fundação da CNBB.

No ano em que celebra seus 70 anos de criação, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil quer realizar diversas atividades celebrativas e de reflexão para marcar as sete décadas. Foi escolhido o lema “CNBB 70 anos: comunhão, participação e missão”.

Segundo o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, a proposta foi construída tendo em vista as diversas atividades programadas para este ano, tanto no interno da Igreja como no ambiente externo, marcado pelas eleições gerais de outubro. A preocupação é que “um evento faça sombra ao outro”. Assim, ao elaborar a proposta, a Presidência da CNBB refletiu: “como celebrar 70 anos da CNBB em meio a tudo isso?”. A solução foi aproveitar os momentos já definidos no calendário para a realização de atividades.

A abertura da série de eventos comemorativos será no dia 6 de março, em Aparecida. Será neste dia que a Presidência da entidade estará no Santuário da Padroeira do Brasil para a missa de abertura simbólica da Campanha da Fraternidade e também das atividades do Jubileu dos 70 anos da Conferência.

“Ao apresentar o tema da Campanha da Fraternidade, nós propomos que, neste gesto concreto, se faça então a abertura também das comemorações do 70º aniversário da Conferência”.

De 25 a 29 de abril, durante a etapa virtual da 59ª Assembleia Geral da CNBB, serão exibidos vídeos de “figuras importantes que marcaram a vida da CNBB”.

No mês de junho, o Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ) promoverá um seminário que vai abordar “A relação do Vaticano II com a CNBB” e a “Relação da CNBB com a sociedade brasileira”. O evento está marcado para o período de 7 a 9 de junho.

Já em setembro, na etapa presencial da Assembleia Geral, ocorrerá uma sessão noturna, no dia 1º de setembro, na qual será realizada uma roda de conversa com bispos e leigos ligados à CNBB. Ao final da atividade, deve ocorrer um Concerto com Orquestra PENSA, de Aparecida.

No mês do aniversário da CNBB, mais celebrações. A Presidência da CNBB vai pedir que uma das celebrações do dia 12 de outubro no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida esteja ligada aos 70 anos da CNBB.

No dia do aniversário, 14 de outubro, deve ser celebrada uma missa na sede da CNBB com toda a Presidência. O núncio apostólico no Brasil será convidado para presidir a Eucaristia. No mesmo dia, terá início a 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus, seguindo até o dia 16.

Para fechar as celebrações, no dia 29 de outubro, haverá uma missa na capela do Palácio São Joaquim, Rio de Janeiro, onde a CNBB foi criada. Também foram apresentadas algumas iniciativas de comunicação previstas para o ano, como publicações e exposições.

 

Fonte: Portal CNBB