Rodízio de água continua e CIS orienta para o uso consciente
Nesta semana, vários leitores ligaram à nossa redação, falando do retorno do racionamento em alguns bairros de Itu. Segundo a assessoria de imprensa da Companhia Ituana de Saneamento (CIS), “o rodízio no abastecimento de água em Itu não terminou. Ele foi suspenso no Pirapitingui e está sendo reduzido de forma gradual na região central.” A empresa reforça a necessidade de que a população continue colaborando, utilizando a água de forma consciente.
Conforme comunicado emitido pela CIS, o volume de água nas represas aumentou com as chuvas que aconteceram no início de janeiro, possibilitando a diminuição do racionamento e até mesmo a suspensão na região do Pirapitingui. A CIS reforçou a necessidade do consumo consciente da água: “Reforçamos que a colaboração da população neste momento é fundamental. Promova o consumo consciente de água e evite multas”, salientou o superintendente da CIS, Reginaldo Santos. “Adotamos o sistema do rodízio em 2021 assim que vislumbramos um cenário difícil e de poucas chuvas. A estratégia possibilitou a flexibilização do abastecimento de água na Região Central neste momento [13/01]”, justificou Reginaldo Santos.
A assessoria ainda orienta que o munícipe que notar falta de abastecimento deve consultar o cronograma de racionamento nos canais de comunicação da CIS. “O abastecimento segue no sistema 24h/48h. Nos dias de abastecimento a água é liberada com tempo suficiente para encher reservatórios. Aos poucos, esse tempo de liberação será ampliado. Destaca-se o abastecimento do Potiguara. Ele segue dentro do cronograma do rodízio, com suporte de caminhões-pipa nas partes altas. Por conta das obras do Novo Reservatório, que será inaugurado em fevereiro, não é possível reduzir o rodízio naquela região neste momento.”
Nossa reportagem questionou sobre o incidente ocorrido na represa do Braiaiá, na madrugada do domingo, 9 de janeiro. De acordo com a assessoria, “a represa já foi reparada e a captação segue com 15% da sua capacidade. Uma ampla reforma e modernização está prevista para acontecer em breve”.
Números atualizados dos mananciais
De acordo com a CIS, os mananciais estão operando com 52,5% de sua capacidade. Veja os números das represas:
CENTRAL (ETAs Itaim e Rancho Grande):
• Bacia do Mombaça (captação que não seca): 99%
• Bacia do São José 60%
• Bacia do Taquaral / Pirapitingui: 50%
• Bacia do Itaim: 25%
• Bacia do Gomes: 25%
• Bacia do Braiaiá (represa em manutenção): 15%
PIRAPITINGUI (ETAs Portal do Éden e Hospital):
• Bacia do Pirajibu (captação que não seca): 99%
• Bacia do São Miguel: 60%
• Bacia do São Miguel / Varejão: 40%