Direto do Vaticano – 28/01/2022
Compartilhe

A oração de Francisco: a Ucrânia merece paz – A última quarta-feira, dia 26 de janeiro, foi dedicada à oração pela paz na Ucrânia, como pediu o Papa Francisco no último domingo. “Peçamos ao Senhor com insistência que aquela terra possa ver florescer a fraternidade e superar feridas, medos e divisões.” Recordando o sofrimento do povo ucraniano, ligado ao segundo conflito mundial, o Santo Padre lembrou que mais de cinco milhões de pessoas foram aniquiladas durante a guerra: “É um povo sofredor que merece paz!”

Aos pais: “não desanimem diante dos problemas dos filhos” – Na Audiência Geral da última quarta-feira, dia 26, Francisco convidou aos pais, diante dos problemas dos filhos, a pensarem em como São José resolveu os problemas e a pedirem que ele os ajude. “Filhos doentes, com doenças permanentes. Quanta dor ali! Pais que veem orientações sexuais diferentes nos filhos, como lidar com isso, acompanhar os filhos e não se esconder no comportamento de condenação. Pais que veem os filhos morrerem por causa de uma doença, e o mais triste, (…) em acidentes de carro. (…) A esses pais eu digo que não se espantem. Há muita dor, muita, mas pensem no Senhor, pensem em como José resolveu os problemas e peçam ele que os ajude. Nunca condenar um filho.”

“Apaixonemo-nos pela Sagrada Escritura, nos leva a Deus e aos irmãos” – Ouvir, rezar e colocar em prática as Sagradas Escrituras: é o que nos pede o Papa Francisco no Domingo da Palavra de Deus, celebrado no último dia 23. Para a ocasião, o Pontífice presidiu a celebração eucarística na Basílica de São Pedro, em que pela primeira vez foram instituídos leitores e catequistas, entre eles dois brasileiros: Regina de Sousa Silva e Wanderson Saavedra Correia, ambos da Diocese de Luziânia, no Estado de Goiás.

“Ouvir o irmão para ouvir a Deus”: mensagem do Papa para o Dia das Comunicações – Foi divulgada na última segunda-feira, dia 24, festa de São Francisco de Sales (padroeiro dos comunicadores), a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano será celebrado em 29 de maio. Depois de dedicar a mensagem precedente aos verbos “ir e ver”, o Papa escolheu outro verbo decisivo na gramática da comunicação: “escutar”. De que modo? Com o ouvido do coração. No texto, o Pontífice analisa a dimensão na escuta em tempos de redes sociais e a sua importância no processo sinodal da Igreja.

Santo Irineu é Doutor da Igreja – “Que a doutrina de tão grande Mestre possa encorajar cada vez mais o caminho de todos os discípulos do Senhor rumo à plena comunhão”. Estes são os votos com os quais o Papa assina o Decreto com a data de 21 de janeiro, que declara Santo Irineu de Lyon Doutor da Igreja. Nas motivações para o anúncio, Francisco destaca: “ele era uma ponte espiritual e teológica entre os cristãos orientais e ocidentais. Seu nome, Irineu, exprime aquela paz que vem do Senhor e que reconcilia, reintegrando na unidade”.