Circulando – 21/01/2022
Compartilhe

Verbas para educação – Em recente visita realizada na cidade de Salto, o governador João Doria anunciou que a cidade de Itu foi contemplada com a verba de R$ 15 milhões de recurso estadual, para investimento na área de educação. Segunda a assessoria de imprensa da prefeitura de Itu, as verbas serão destinadas para a construção de uma escola estadual em tempo integral no Residencial Potiguara, e as ampliações de creches municipais nos bairros Bom Viver, Itaim, Jardim Aeroporto, Presidente Médici e São Camilo. A obra da escola estadual será licitada e construída pela Prefeitura de Itu com os recursos do Estado.

Vacinação contra COVID em crianças – A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, na segunda-feira (17/01), a vacinação contra a Covid em crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidade. A vacinação para esse público ocorre de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h às 17h, e no Centro de Imunização do Rancho Grande (UBS 05) e na UBS 02, no Jardim União, das 7h às 19h. No sábado (22/01), a vacinação acontece no Centro de Imunização do Rancho Grande e na UBS 02, das 8h às 14h. A vacinação contra a Covid para as pessoas com 12 anos ou mais prossegue no período de 17 a 22 de janeiro, de segunda à sexta-feira, nas UBS , das 7h às 17h, no Centro de Imunização do Rancho Grande (UBS 05) e na UBS 02, no Jardim União, das 7h às 19h. No sábado (22/01), a vacinação acontece no Centro de Imunização do Rancho Grande e na UBS 02, das 8h às 14h.

Conscientização de riscos climáticos – Na sexta-feira (14), a Defesa Civil de Itu e o Corpo de Bombeiros da cidade realizaram conscientização sobre os cuidados que devem ser adotados nesta época do ano. A “Operação Verão” consistiu em ações de panfletagem de materiais informativos sobre como prevenir e reagir a situações de inundações, tempestade de raios e deslizamentos e também a colocação de faixas pela cidade. Os chamados de emergência em casos de desastres naturais podem ser feitos pelos telefones 199 (Defesa Civil), 193 (Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).

Operação “caça-vazamentos” – Companhia Ituana de Saneamento inicia na próxima semana uma ação “caça-vazamentos” em toda a cidade. O trabalho será executado pela equipe de controle e redução de perdas de água nas redes de distribuição, implementada pela autarquia. Funcionários devidamente identificados circularão no período diurno e noturno com geofones. Este tipo de equipamento localiza vazamentos não visíveis pelo método da acústica, ou seja, é possível fazer a busca e localização de vazamentos de água ocultos através do som. Outra ação que visa reduzir perdas de água na rede de distribuição é a substituição gradual de canos em Itu e a implementação de novas tubulações. Segundo a assessoria de imprensa da CIS, foram trocados mais de 20 quilômetros de canos na cidade, como nos bairros Vila Leis, Brasil, Cidade Nova, Novo Mundo e Centro.

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades – As crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades ou deficiência podem se inscrever para a “xepa da vacina” em Itu. O objetivo é que nenhuma dose restante do imunizante pediátrico da Pfizer sobre ao final do expediente dos locais de aplicação. O cadastro pode ser feito através do link: https://itu.sp.gov.br/xepa-vacina-criancas-5-a-11-anos/ Os responsáveis devem estar atentos pois serão informados por ligação telefônica após às 16h. As vacinas serão aplicadas após às 16h no Centro de Imunização do Rancho Grande, que fica na Av. Francisco Ernesto Fávero, s/n – Jd. do Estádio.

Combate às arboviroses – A equipe do serviço de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde realiza, neste mês, a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que tem como objetivo medir o grau de infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade. A partir do resultado da ADL é possível estabelecer e direcionar ações de combate ao Aedes aegypti, que é o transmissor das arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya), e também de prevenção a essas doenças. Paralelo a esse trabalho, é de extrema importância a colaboração da população a fim de evitar o surgimento de criadouros do mosquito transmissor e, consequentemente, amenizar a possível transmissão de casos da doença na cidade. O serviço de Vetores trabalha em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, que atua na busca ativa de pessoas com essas doenças e no acompanhamento do quadro clínico de cada uma delas.