Jesus mora na família e se expressa nos gestos de amor e carinho
Compartilhe

A espiritualidade conjugal e familiar

Jesus mora na família

Subsídio 10 – Tema 01

 

A palavra do Papa
“Toda família quer viver em paz e num ambiente onde se sinta amada e compreendida. Como uma família pode criar um ambiente acolhedor dentro de si mesma? Na família não há apenas marido e mulher, filhos, porque Jesus mora no matrimônio. O Senhor vive na família real e concreta, se expressa nos gestos de amor. Gestos concretos entre marido e mulher, entre pais e filhos. O carinho numa família é muito importante. Quando falta carinho numa família, podemos dizer que o inverno chegou a essa família, o inverno existencial.”

“O amor de Deus exprime-se através das palavras vivas e concretas com que o homem e a mulher se declaram o seu amor conjugal. Assim, os dois são entre si reflexos do amor divino, que conforta com a palavra, o olhar, a ajuda, a carícia, o abraço. Por isso, querer formar uma família é ter a coragem de fazer parte do sonho de Deus, a coragem de sonhar com Ele, a coragem de construir com Ele, a coragem de unir-se a Ele nesta história de construir um mundo onde ninguém se sinta só.” (AL 321)

O testemunho da família Aymerich:
“Hoje desejamos compartilhar com vocês o lugar de nossa casa que é o nosso Santuário. Este é nosso lugar de louvor, de encontro com Deus, de oração, onde buscamos desenvolver a nossa pastoral familiar para viver como uma Igreja doméstica.”

“A espiritualidade encarna-se na comunhão familiar. Por isso, aqueles que têm desejos espirituais profundos não devem sentir que a família os afasta do crescimento na vida do Espírito, mas é um percurso de que o Senhor Se serve para os levar às alturas da união mística.” (AL 316)

Convite à reflexão
Através de meus gestos de amor, Deus pode demonstrar seu carinho ao meu cônjuge, aos nossos filhos, às pessoas que eu encontro. Refletir sobre este grande dom e como o vivo.

Dinâmica em família
Jesus mora em nossa casa. Pensemos juntos em sinais que nos ajudem a lembrar que Jesus não é uma imagem a ser venerada, mas uma presença viva. Podemos recorrer a Ele a qualquer momento e em todos os cômodos de nossa casa.

Dinâmica em comunidade ou em grupo
Convidamos as famílias a pensar/fazer um sinal que possa indicar a presença de Jesus a qualquer pessoa que entrar em sua casa.

Oração
Obrigado, Senhor,
por estar presente em nossa família.
Obrigado porque com vossa força
podemos sempre nos reerguer
e continuar nossa viagem,
para além das dificuldades,
problemas e incompreensões.
Ajudai-nos a inventar novos gestos de amor,
porque “quem ama vive com alegria”;
ajudai-nos a realizar o sonho
que tendes no coração
para a nossa família.
Amém.

Convite à leitura
Neste mês, somos convidados a ler os seguintes trechos da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”: “Espiritualidade conjugal e familiar” (n. 313-325)

Links