Disponível primeiro livreto para os Grupos Eclesiais Missionários
A Diocese de Jundiaí divulgou na última semana a primeira edição do livreto destinado aos Grupos Eclesiais Missionários, termo que substitui o nome utilizado anteriormente, Grupos de Rua. O material, disponível no site da Diocese, traz roteiros de quatro encontros para serem realizados ao longo do mês de janeiro, trazendo temas que contribuem para o aprofundamento da fé “de todas as pessoas, de todas as idades e condições”.
O material foi produzido por uma equipe de sacerdotes e leigos da Diocese de Jundiaí que se dedicam há vários anos a apoiar os antigos Grupos de Rua. Ao longo de 12 anos, foram produzidas 196 edições do livreto com temáticas ligadas aos diversos momentos do ano na Igreja, como Novena de Natal, Quaresma e Campanha da Fraternidade, Páscoa, Mês da Bíblia e Mês das Missões, entre outros.
O material traz as orientações detalhadas para a realização dos encontros, explicando passo a passo como devem ser realizadas as reuniões, que contam com orações, cânticos, leitura e reflexão da Palavra de Deus, além de dinâmicas e reflexões sobre situações do cotidiano. Segundo o próprio texto do livreto, o objetivo desse material “é trazer um conteúdo que ajude no aprofundamento da fé de todas as pessoas, de todas as idades e condições”.
Uma Nova Evangelização
Além da mudança de nome, os Grupos Eclesiais Missionários são a realização daquilo que os bispos introduziram nas diretrizes da Igreja no Brasil, para o período de 2019 a 2023: as pequenas comunidades eclesiais missionárias e evangelizadoras. “Pois formamos pequenas comunidades de Igreja, mesmo quando nos reunimos nas residências. Somos missionários quando saímos de nós mesmos e vamos em busca dos afastados ou daqueles que ainda não descobriram a fé”, afirma o texto.
Os Grupos Eclesiais Missionários podem ser formados por pessoas que moram próximas, por pessoas de uma mesma família ou outras formas de grupos, que podem começar com poucas pessoas e ir juntando outras ao longo da caminhada. “Importante é que o material não seja realizado por apenas uma pessoa. Assim se cumpre aquilo que Nosso Senhor disse: ‘Quando dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei aí no meio deles’ (Mt 18,20).”
Se você tem interesse em montar um Grupo Eclesial Missionário, procure sua Paróquia ou Comunidade para se informar melhor.
A primeira edição do livreto está disponível no site da Diocese.