O bálsamo da misericórdia
Compartilhe

SUBSÍDIO 09 – TEMA 04

A palavra do Papa
“Em qualquer situação, o importante é usar o bálsamo da misericórdia para acalmar as feridas e fazer as pessoas se sentirem acolhidas, com respeito pela verdade. Devemos ensinar as pessoas a perdoar, a compreender e esperar.”

“O amor misericordioso é a lógica que deve prevalecer na Igreja, para fazer a experiência de abrir o coração àqueles que vivem nas mais variadas periferias existenciais.” (AL 312)
“O caminho da Igreja é o de não condenar eternamente ninguém; derramar a misericórdia de Deus sobre todas as pessoas que a pedem com coração sincero (…). Por isso, temos de evitar juízos que não tenham em conta a complexidade das diversas situações e é necessário estar atentos ao modo em que as pessoas vivem e sofrem por causa da sua condição.” (AL 296)
“Os pastores, que propõem aos fiéis o ideal pleno do Evangelho e a doutrina da Igreja, devem ajudá-los também a assumir a lógica da compaixão pelas pessoas frágeis e evitar perseguições ou juízos demasiado duros e impacientes. O próprio Evangelho exige que não julguemos nem condenemos.” (AL 308)

Convite à reflexão
Em meu ambiente de vida, há alguém em particular que o Senhor está me pedindo para usar o “bálsamo da misericórdia”?

Dinâmica em família
“Perdoar, compreender e esperar”: cada membro da família pode compartilhar o que, nestes dias, perdoou ou pelo que foi perdoado; quem conseguiu compreender ou no que se sentiu compreendido; em que momento confiou em Deus.

Dinâmica em comunidade ou em grupo
Preparar algumas orações para serem lidas durante a Santa Missa:
– Senhor, ensinai-nos a perdoar…
– Senhor, ensinai-nos a compreender…
– Senhor, ensinai-nos a esperar…

Oração
Senhor,
ajudai-nos a crer no amor
mesmo em tempos de provação.
ajudai-nos a nunca desistir
de lutar por nossa família,
mesmo quando o conflito nos faz sofrer;
quando o perdão nos parece difícil,
distante ou impossível de alcançar.
Em Vós nada é impossível:
a Vossa misericórdia nos conforta,
a Vossa Palavra nos guia,
a Vossa presença nos dá esperança.
Amém!

Convite à leitura
Neste mês, somos convidados a ler os seguintes trechos da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”: “Acompanhar, discernir e integrar a fragilidade” (n. 291-312)

Links
Subsídio 9
Vídeo 9
Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”
Site especial