Salzburg: a terra de “Noite Feliz”
Berço de uma das músicas mais emblemáticas do Natal, a região de Salzburg, Áustria, tem a canção Noite Feliz como um dos seus principais atrativos turísticos. Diversos museus, igrejas, eventos e outras atrações contam um pouco da história da canção escrita por Joseph Mohr e de melodia composta por Franz Xaver Gruber, que foi declarada patrimônio Cultural Imaterial da humanidade pela Unesco, em 2011.
Em comemoração aos 200 anos da primeira execução da música, uma série de antigas atrações foram reformadas e outras estabelecidas nas cidades de Hintersee, Wagrain, Fügen, Hochburg, Mariapfarr, Arnsdorf, Hallein, Oberndorf e Salzburg. Com isso, foi criado um tour para que visitantes de todo o mundo possam conhecer melhor a história da canção e de seus autores, como também apreciar todo o encantamento do Natal, que é muito celebrado em toda região.
Entre as atrações disponíveis, podemos destacar principalmente o Museu de Hallein, no qual está exposta a partitura original de “Noite Feliz”. O museu foi o local onde Franz Gruber viveu e trabalhou por muito tempo. Os visitantes podem saber um pouco mais sobre a vida do compositor, conhecendo inclusive o violão original do músico. Este e outros oito museus da região retratam um pouco da história desta música e também de seus compositores.
Em Salzburg, a própria cidade já é uma atração por si só, com muitas atividades sendo realizadas em vários pontos da cidade, que fica completamente enfeitada para as comemorações de Natal. O destaque principal é a feira de Natal (Christkindlmarkt), realizada em frente à Catedral de Salzburg, na qual é possível apreciar as principais iguarias típicas de Natal da Áustria, como por exemplo: salsichas (wurst) de diferentes estilos; Leberkäse im Brötchen (bolo de carne em um pão francês); Frikadellen (uma espécie de almôndega); Bratkartoffeln (batata assada); Brezel (os famosos Pretzels, servidos de todas as formas – simples, com queijo, com bacon e até coberto de chocolate); Suppenküche (sopas das mais diversas); Flammkuchen (“pizza rústica” de massa grossa); Raclettekäse (Queijo “raclette” derretido na hora, que pode ser servido com pão ou com batatas); além de waffles, bolos e frutas cristalizadas.
Já na cidade de Oberndorf, a igreja de São Nicolau – onde a canção de natal foi cantada pela primeira vem em 24 de dezembro de 1818 – foi demolida em 1906. Uma capela foi construída no mesmo local, a Stille Nacht Kapelle – ou Capela Noite Feliz – inaugurada em 1937. Todos os anos é celebrada uma missa especial em homenagem aos compositores, na qual “Noite Feliz” é cantada em diversos idiomas. A missa é transmitida pela internet (link abaixo).
Ao lado da Capela, há o Silent Night Museum (Museu Noite Feliz), que fica localizado no antigo presbitério onde Joseph Mohr viveu. No Museu, os visitantes podem contemplar toda a história da canção, conhecer a cultura da época, a história da antiga Igreja de São Nicolau e também como essa música de Natal se espalhou, ficando conhecida em todo o mundo.
Recursos multimídia tornam ainda mais fácil a visita para uma imersão na história de como essa canção de Natal nasceu, incluindo como era a vida naquela época. Um destaque especial é uma estação de karaokê, que oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar pessoalmente várias versões musicais e linguísticas da música.
Para saber um pouco mais: