Cristo: a única esperança de salvação da humanidade
Compartilhe

“Hoje vos nasceu na cidade de Davi um salvador que é Cristo Senhor” (Lc 11-12).

Por mais uma vez, ouviremos o ressoar o anúncio do Glória na noite de Natal. Este anúncio transpassa os séculos e mantem inalterado o seu brilho. Não nos restam dúvidas que é um anúncio celestial, que não nos faz temer, mas sim alegrarmos, o salvador do mundo se fez homem, o Verbo se encarnou por amor à humanidade, “uma grande alegria será dada ao povo” (Lc 2,11).
Também se torna um anúncio de esperança, principalmente para dias tão difíceis como os que estamos passando, pois “na cidade de Davi, nasceu um Salvador, que é Cristo Senhor” (Lc 2,11).
Mas para o homem tão evoluído, capaz de investigar os mistérios da vida e alterar os ciclos da natureza em busca de enriquecimento, inventar um vírus e destruir a humanidade, cabe uma pergunta: necessita de salvador? Realmente necessita de salvador o homem que inventou a comunicação interativa que atravessa um oceano virtual em segundos, ou mesmo, que reconfigurou o genoma humano como se fosse Deus, parece que não necessita de salvador, que é autossuficiente. Mas não é bem assim!
Com todas essas descobertas e avanços, ainda há quem morra de fome e de sede, de doenças desconhecidas e de pobreza. Como pensar que somos suficientes e, não precisamos de Deus e de um salvador, se não conseguimos resolver o que há de mais simples em nossa sociedade moderna?
Sim, precisamos de um Salvador. Pois o homem por si só, não é capaz de salvar a ninguém, é preciso que se levante um clamor aflito pedindo por ajuda. É no Natal que vemos a resposta por esse clamor. “ a luz verdadeira que a todo o homem ilumina” (Jo 1,19). Hoje Cristo vem novamente até nós para ser a Glória divina, e compartilhar a alegria do amor, que em Belém há 2021 anos se fez carne por nós. Nosso salvador nasceu em uma manjedoura, já na pobreza da humanidade, que doravante irá salvar.
Precisamos de um Salvador. Cristo é esse Salvador que vem para salvar o homem da ignorância, soberba, arrogância e egoísmo, para ressoar em toda a Terra o hino de esperança no anúncio do Glória.
Cristo nosso Salvador! Onde depositamos toda nossa esperança que a Igreja faz ressoar também neste Natal. O Concilio Vaticano II nos lembra que Cristo nos uniu em seu amor. O Natal é também o nascimento do Corpo Místico da Igreja, no qual cada cristão está unido intimamente aos outros por uma total solidariedade. O nosso Salvador nasceu para todos, devemos testemunhá-lo, não somente com palavras, mas com nossas vidas, dando ao mundo o testemunho das comunidades unidas e abertas, nas quais reina a fraternidade e o perdão, a verdade, a justiça e o amor.
Irmãos e irmãs, com nosso testemunho levemos ao próximo a estrela da esperança, que é Cristo Senhor. Deus se fez homem em Jesus Cristo através da Virgem Maria e renasce hoje na Igreja. Ele é quem traz a todos o amor do Pai Celestial, abramos nossos corações para acolher essa Luz, para que o seu Reino de amor e de paz se torne uma herança comum para todos.
Feliz Natal!
Deus abençoe a todos.

Pe. Francisco Carlos
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária